Autárquicas: CDS decide apoio a Joaquim Jorge em Matosinhos após aval do PSD/Porto
"Nunca emitimos qualquer tipo de apoio a esse possível candidato, deixando o processo terminar para emitirmos a nossa opinião", afirmou à Lusa o presidente da concelhia do CDS em Matosinhos, Pedro Gonçalves.
A posição surge um dia após o líder da Distrital do PSD/Porto, Bragança Fernandes, ter assegurado que o candidato aprovado pela concelhia em março "não está em causa", e será votado pela Comissão Política Distrital, após plenário de militantes na quinta-feira. Acrescentou que também se pretende fazer uma "coligação em Matosinhos com o PP".
Hoje, o dirigente centrista revelou a existência de uma coligação entre CDS-PP e PSD desde novembro, mas sublinhou que, para já, tem uma posição "neutra" quanto à candidatura de Joaquim Jorge, aguardando o parecer da distrital social-democrata.
"Estamos a ponderar o apoio a Joaquim Jorge sim, mas ainda não é nada certo", vincou.
A existência deste pré-acordo entre os dois partidos foi confirmada pelo coordenador autárquico do PSD, Joaquim Pinto Lobão, sublinhando que a escolha do candidato à Câmara Municipal de Matosinhos é da competência dos sociais-democratas.
O PSD/Matosinhos aprovou em março como candidato à câmara municipal o biólogo e fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, situação que obrigou à realização de várias reuniões devido à divisão dentro do partido.
Joaquim Jorge, de 58 anos, é natural de Matosinhos e fundou o Clube dos Pensadores em 2006, programa de debates com convidados de diferentes áreas, que se realiza em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.