Autárquicas: CDS decide apoio a Joaquim Jorge em Matosinhos após aval do PSD/Porto

O CDS de Matosinhos revelou hoje a existência de um "pré-acordo" com o PSD concelhio para as autárquicas, mas disse só dar aval à candidatura social-democrata de Joaquim Jorge após aprovação desta pela distrital daquele partido.
Publicado a
Atualizado a

"Nunca emitimos qualquer tipo de apoio a esse possível candidato, deixando o processo terminar para emitirmos a nossa opinião", afirmou à Lusa o presidente da concelhia do CDS em Matosinhos, Pedro Gonçalves.

A posição surge um dia após o líder da Distrital do PSD/Porto, Bragança Fernandes, ter assegurado que o candidato aprovado pela concelhia em março "não está em causa", e será votado pela Comissão Política Distrital, após plenário de militantes na quinta-feira. Acrescentou que também se pretende fazer uma "coligação em Matosinhos com o PP".

Hoje, o dirigente centrista revelou a existência de uma coligação entre CDS-PP e PSD desde novembro, mas sublinhou que, para já, tem uma posição "neutra" quanto à candidatura de Joaquim Jorge, aguardando o parecer da distrital social-democrata.

"Estamos a ponderar o apoio a Joaquim Jorge sim, mas ainda não é nada certo", vincou.

A existência deste pré-acordo entre os dois partidos foi confirmada pelo coordenador autárquico do PSD, Joaquim Pinto Lobão, sublinhando que a escolha do candidato à Câmara Municipal de Matosinhos é da competência dos sociais-democratas.

O PSD/Matosinhos aprovou em março como candidato à câmara municipal o biólogo e fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, situação que obrigou à realização de várias reuniões devido à divisão dentro do partido.

Joaquim Jorge, de 58 anos, é natural de Matosinhos e fundou o Clube dos Pensadores em 2006, programa de debates com convidados de diferentes áreas, que se realiza em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt