Autárquicas: Candidato do PSD/CDS-PP/PPM a Loures apresenta queixa à CNE contra atual executivo

O candidato do PSD/CDS-PP/PPM à Câmara de Loures, André Ventura, acusou hoje o atual executivo (CDU) de "utilizar dinheiros públicos para pagar estudos de opinião", motivo pelo qual apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Publicado a
Atualizado a

Em causa está, segundo explicou o candidato à agência Lusa, a realização de um inquérito aos moradores do concelho de Loures sobre o seu grau de satisfação relativamente aos eleitos locais e ao seu trabalho autárquico.

A Câmara Municipal de Loures é presidida desde 2013 pelo comunista Bernardino Soares, que sucedeu no cargo ao socialista Carlos Teixeira, após este ter cumprido 12 anos de mandato.

O atual executivo é ainda composto por quatro vereadores da CDU, por quatro do PS e por dois da Coligação Loures Sabe Mudar (PSD, MPT e PPM).

"Numa das questões é perguntado diretamente aos munícipes se votaria neste executivo se as eleições autárquicas fossem já neste domingo. Ora, estamos a falar de uma sondagem paga como o dinheiro dos contribuintes. Estamos perante uma utilização indevida de dinheiros públicos e isso vai contra os princípios basilares do Estado de Direito", afirmou.

André Ventura referiu que já avançou com uma queixa para a CNE e que espera que aquela entidade faça chegar o caso ao Ministério Público.

O candidato adiantou ainda que os vereadores sociais democratas que integram o executivo não tiveram conhecimento da realização deste estudo.

Contactada pela Lusa, fonte da Câmara Municipal de Loures confirmou a realização deste estudo, mas ressalvou que "são estudos que são feitos normalmente nas câmaras municipais e que pretendem aferir as preocupações da população de modo a tomar as decisões mais adequadas".

"Ao contrário do que acontece noutros municípios, este estudo foi dado a conhecer a todos os vereadores", afirmou a mesma fonte, acrescentando que foi realizado durante o mês de fevereiro.

No município de Loures, situado na Área Metropolitana de Lisboa, residem cerca de 205 mil pessoas.

Além de André Ventura (PSD e CDS-PP), concorrem à Câmara de Loures Sónia Paixão (PS), Fabian Figueiredo (BE) e Bernardino Soares (CDU).

As eleições autárquicas decorrem a 01 de outubro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt