Autárquicas: Candidato do PS a Ponta Delgada quer criar 'start-up'
"Iremos criar o 'PDL Start-Up', que será um verdadeiro centro de empreendedorismo para o qual se pretende que se associem instituições como o INOVA e a Universidade dos Açores, que produzem conhecimento e que terão aqui um local onde o possam passar para as empresas, criando projetos inovadores e que acrescentem valor", declarou à agência Lusa o candidato que concorre na qualidade de independente.
Vítor Fraga, que esteve hoje no Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (INOVA), em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, no âmbito de uma ação de pré-campanha, defende que este conhecimento é "uma mais-valia para a sociedade em áreas como o turismo, agroindústria, ciência e tecnologia ou mesmo nas questões do mar".
O INOVA foi fundado a 03 de maio de 1988 para "minimizar o défice tecnológico que separava a região do todo nacional e dos outros países europeus" e como necessidade de "atender às características específicas do tecido empresarial regional, de reduzida dimensão, fragmentado e tradicionalmente pouco aberto ao exterior".
"[Com a 'PDL Start-Up'] estaremos a criar condições para que Ponta Delgada se possa afirmar como um concelho inovador e atrativo, capaz de promover o talento local, por um lado, mas também de atrair o investimento externo", destacou o candidato.
Para Vítor Fraga, o município precisa de "dar um salto" no sentido de serem criadas condições para que "seja mais atrativo em termos de capacidade de captação de investimento".
"Não se pretende o investimento pelo investimento, mas que ajude a alcançar um objetivo que é fundamental e do qual a Câmara Municipal de Ponta Delgada não pode nem se deve nunca demitir, passar a ajudar as empresas e os empresários a criarem emprego", referiu o candidato.
Vítor Fraga considerou ainda que estas medidas são "instrumentos para atingir o objetivo final" de criar emprego, a par de outras iniciativas que já anunciou e que visam o crescimento económico.
O cabeça de lista salientou que existe uma "clara ligação entre o meio envolvente e a capacidade das empresas para desenvolverem as suas atividades", apontando a necessidade de "potenciar a ligação" entre o meio empresarial, fontes de conhecimento e jovens empreendedores.
A Câmara de Ponta Delgada é liderada pelo PSD, partido que tem cinco mandatos. Os restantes quatro são do PS.