Autárquicas: Candidato da CDU a Gondomar quer desenvolver a zona Alto do Concelho

O candidato da CDU à Câmara de Gondomar defendeu hoje a criação de uma área industrial na zona conhecida como Alto do Concelho que integra as freguesias de Melres e Medas, que diz serem "esquecidas de forma cíclica".
Publicado a
Atualizado a

"Existem questões importantes a ter em conta para que o Alto do Concelho se desenvolva. Estas freguesias estão de uma forma cíclica a ser discriminadas pelo poder municipal. O que a CDU se propõe fazer prende-se com uma efetiva política florestal, potenciar o facto de esta área estar junto ao [rio] Douro e criar um parque industrial para atrair população e criar emprego", referiu Daniel Vieira.

O candidato, que falava à agência Lusa à margem da apresentação dos cabeças de lista da CDU à Assembleia Municipal da União de Freguesias Melres/Medas, recordou que este território abrange uma parte significativa do chamado Parque das Serras do Porto, "emprestando" a este projeto metropolitano, que junta os concelhos de Gondomar, Valongo e Paredes, três serras: Banjas, Flores e Santa Iria.

"Não tem havido nenhuma medida concreta para combater a monocultura do eucalipto, nem planeamento florestal. Defendemos também a preservação do património mineiro ligado à exploração do carvão e do antimónio", disse o candidato da coligação PCP/PEV.

Daniel Vieira quer que "as potencialidades do Douro sejam aproveitadas em benefício das pessoas", enumerando como medidas o combate à erosão das margens e a consolidação turística e económica.

"Assistimos todos os dias a uma erosão gradual das margens e é necessário proteger as margens. Além dos aspetos técnicos relacionados com esta realidade, também sugerimos a criação de zonas pedonais e ciclovias que ajudam a conter a erosão", disse o líder da candidatura que tem como 'slogan' "Que seja agora".

Daniel Vieira destacou como pontos de interesse importantes as praias fluviais de Melres e Moreira e defendeu a classificação da marina do Pombal, considerando que esta "tem potencial para o concelho e para a região".

"Estas duas freguesias têm um problema grave do ponto de vista de fixação de população. O parque industrial de que sempre se falou para a zona é fundamental", apontou o candidato, exemplificando a pertinência com o facto de ter sido criado um nó para servir as autoestradas A41 e A43 com saída/entrada em Medas.

Com uma "maior malha industrial", a CDU quer "criar mais emprego e atrair mais população" para a zona, somando às medidas 'chave' uma política que fomente a mobilidade e concluindo que "esta população vê-se confrontada com problemas estruturais graves".

São candidatos a Gondomar, distrito do Porto, para além de Daniel Vieira (CDU), o atual presidente da Câmara, Marco Martins (PS), Valentim Loureiro (Independente), Rafael Amorim (PSD/CDS-PP) e Rui Nóvoa (Bloco de Esquerda).

As eleições autárquicas realizam-se a 01 de outubro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt