Autarca mexicano cumpre a tradição e casa com jacaré
O presidente da câmara de uma pequena cidade do sul do México casou com um jacaré, num ritual tradicional que visa trazer boa sorte para o seu povo.
Victor Hugo Sosa, autarca de San Pedro Huamelula, uma localidade dos indígenas Chontal no istmo de Tehuantepec, casou com Alicia Adriana, jurando ser verdade o que o folclore tradicional apelida de "princesa".
"Aceito a responsabilidade porque nos amamos. Isso é que é importante. Não podemos ter um casamento sem amor... Aceito casar com a princesa", indicou Sosa no ritual.
O casamento entre um homem e uma fêmea de jacaré acontece na localidade há 230 anos, para comemorar o dia quando dois grupos indígenas alcançaram a paz, através do casamento.
A tradição diz que as tensões foram ultrapassadas quando um rei Chontal, atualmente representado pelo autarca, causou com a princesa do grupo indígena Huave, representada pelo jacaré.
Os Huave vivem ao longo da costa do estado de Oaxaca, que não fica longe de San Pedro Huamelula.
O casamento permite que os lados "se liguem à Terra Mãe, pedindo-lhe chuva, a germinação das sementes e todas as coisas que são harmonia e paz para os Chontal", explica Jaime Zarate, cronista de San Pedro Huamelula, à AFP.
Antes da cerimónia do casamento, o réptil é levado de casa a casa para que os habitantes possam pegar nele e dançar. O jacaré usa uma saia verde, uma túnica colorida bordada à mão e fitas e lantejoulas na cabeça. O focinho da noiva é preso para evitar qualquer contratempo pré-marital.
Mais tarde, a noiva veste um vestido branco e é levada para a câmara municipal para o evento.
Como parte do ritual, Joel Vasquez, um pescador local, atira a sua rede e proclama as esperanças da cidade de que o casamento possa trazer "boa pesca, para que haja prosperidade, equilíbrio e uma forma de viver em paz".
No casamento, o autarca dança com a sua noiva ao som de música tradicional.
"Estamos felizes porque celebramos a união de duas culturas. O povo está contente", disse Sosa à AFP, que tem que dar um beijo no focinho da sua "princesa".