Aulas de ginástica para congressistas
São oito da manhã e já o professor natural de Marília, no estado brasileiro de S. Paulo, espera os desportistas na sala Taurus para dar início à primeira aula do dia do programa de ‘fitness’. Seguem-se as sessões das 13:00 e das 18:30, “mais concorridas”, admite Arnaldo, por não exigirem um despertar tão matinal.
Os horários foram definidos de forma a permitir a participação do maior número de pessoas interessadas, servindo a integração no programa do Congresso para demonstrar que os cardiologistas, que estão “à frente do conhecimento nesta área” cumprem com as indicações que repetem consecutivamente à população em geral: é a prevenção, e não o tratamento, a melhor forma de ajudar o coração.
Ainda que os exercícios para o músculo cardíaco exijam acompanhamento especializado, Arnaldo Cruz indica que qualquer actividade física traz grandes vantagens para a saúde e bem-estar, sobretudo numa época em que o sedentarismo é quase generalizado e o tempo dedicado ao exercício físico cada vez mais escasso.