Atum gigante vendido por mais de 250 mil euros em leilão de Ano Novo no Japão
Um atum foi vendido por mais de 250 mil euros no tradicional leilão de Ano Novo de Tóquio esta quinta-feira, quase o dobro do valor do ano passado, revertendo a tendência pandémica dos preços em queda.
O restaurante de sushi Onodera Group e o comerciante japonês Yamayuki desembolsaram 36,04 milhões de ienes (257 mil euros) por um atum-rabilho de 212 quilos no leilão realizado no mercado de peixes de Toyosu, em Tóquio.
O valor foi apenas uma fração do preço recorde de 2019, mas mostrou uma recuperação do simbólico leilão, depois de três anos de queda no preço mais alto.
O atum mais bem cotado do ano passado foi adquirido pelos mesmos dois compradores por 16,88 milhões de ienes (121 484 euros), durante a pandemia de covid-19.
O leilão de Ano Novo é dos eventos mais esperados em Tóquio. Durante anos, o lance mais elevado foi o do autoproclamado "Rei do Atum" Kiyoshi Kimura.
Em 2019, bateu um recorde de mais de 2 milhões de euros, por exemplo. Nos últimos leilões, Kimura não participou, devido aos impactos da pandemia.