Atriz francesa Emmanuelle Béart diz ter sido vítima de incesto quando era criança

O incesto começou quando a artista tinha 10 anos e continuou até aos 14, mas Béart não revelou quem era o agressor.
Publicado a
Atualizado a

A atriz francesa Emmanuelle Béart foi vítima de incesto quando criança, afirmou a própria num documentário apresentado na terça-feira, sem identificar o seu agressor.

Béart, que atuou em dezenas de filmes e produções televisivas nos últimos 50 anos, é a corealizadora do documentário que foi exibido esta terça-feira em conferência de imprensa, antes de ser transmitido aos telespectadores através do canal M6 em 24 de setembro.

A atriz é famosa em França há décadas graças às atuações em "Manon des Sources", "A Heart in Winter" e "Nelly and Mr Arnaud", e alcançou o público global com papéis em "Missão: Impossível" e "8 Femmes".

O agressor não era o seu pai, Guy Béart, disse esta terça-feira a corealizadora Anastasia Mikova aos jornalistas. Falando pela atriz, que não estava presente, Mikova disse que Beart não quis revelar o nome do seu agressor porque essa não era "a abordagem do filme". O incesto começou quando Beart tinha 10 anos e continuou até aos 14, revelou.

O documentário, denominado "Un silence si bruyant" ("Tal silêncio retumbante" em tradução literal), inclui as histórias de quatro vítimas de incesto, bem como a contribuição da própria Beart.

Numa mensagem de vídeo na conferência de imprensa de terça-feira, Béart disse que inicialmente não queria falar sobre si própria, apenas sobre outras vítimas de incesto. "Mas a honestidade e a coragem delas também me fizeram querer falar abertamente", afirmou.

No documentário, a sua voz é ouvida fora da tela, dirigindo-se ao agressor: "Como o meu pai, a minha mãe e os meus amigos não perceberam nada, você poderia fazer isso novamente, e fez, ao longo de quatro anos". Depois, foi "salva" pela avó.

Cerca de 160 mil crianças são vítimas de violência sexual todos os anos em França e 5,5 milhões de adultos franceses sofreram abuso sexual durante a infância, segundo a Ciivise, uma comissão criada pelo governo para a proteção das vítimas de abuso sexual.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt