A SEAT entrou no segmento dos SUV e logo afrontando o reino dos compactos, aquele em que a competição é mais feroz. O Atecaé mais um a perfilar-se no combate ao Nissan Qashqai, preocupação que a marca espanhola assume apostando numa política de preços que a coloca no mesmo patamar do modelo japonês e em muitas soluções uns furos abaixo..Desenvolvido a partir do novo VW Tiguan, o modelo do construtor de Martorell aposta num estilo de formas vincadas, com várias linhas de força numa solução original e que o distingue da concorrência..Bem proporcionado, superfície vidraça na justa medida sobre cintura alta, frente muito modernaça, dupla grelha de grande dimensão, grupos óticos dominados por uma curiosa assinatura em LED é um carro com personalidade e a imagem de poder que se pretende dos produtos deste segmento..A traseira é muito simples, um remate familiar no estilo da marca. O portão tem dimensões generosas e, claro, pode ter abertura elétrica e também através da passagem do pé sob o para-choques..O interior apresenta um interessante compromisso em termos de design, desportivo e não excessivamente high-tech, no que significa de cedência aos comandos por simples contacto. Neste caso há três dezenas de interruptores e botões (!), que não constituem problema. Os conteúdos tecnológicos, no entanto, contemplam uma oferta alargada, na qual se distingue o sistema de câmaras (quatro, duas nos retrovisores) com 360 graus de amplitude..Em termos de construção, materiais agradáveis ao toque e uma montagem que dispensa críticas, a pautar um nível de qualidade assinalável. A modularidade é normal, pena que a SEAT não siga a solução do banco traseiro de movimento transversal usada pela VW. A bagageira da versão 4x2, com 510 litros de capacidade, figura entre as maiores do segmento..A SEAT propõe uma série de motorizações, mas para Portugal a grande aposta recai no bem sucedido 1.6 TDI de 115 cv, com caixa manual de seis velocidades e tração dianteira..A versão que pudemos testar foi, no entanto, o equilibrado 2.0 TDI de 150 CV que pode contar com a emblemática caixa automática DSG. Guiamos a versão de transmissão manual e a resposta foi prometedora. A altura ao solo não penaliza o comportamento em curva nem a suspensão traseira (barras de torção nos 4x2). Um bom compromisso entre a eficácia e o conforto, um carro agradável de guiar!.O espaço não põe problemas e a habitabilidade está ao nível do melhor na concorrência..[destaque:Ficha técnica].Motor: 1968 cc, turbodiesel, injeção direta.Potência: 150 cv/3500-4000 rpm.Binário máximo: 340 Nm/1750-300 rpm.Transmissão: 4x2; caixa manual de 6 velocidades.Aceleração 0-100: 8,5 s.Velocidade máxima: 202 km/h.Consumos: média- 4,3 l/100.Emissões de CO2: 114 g/km.Bagageira: 510 litros.Preço: 34 300euro.[destaque:Destaques].Mais barato.A versão de entrada na gama, já disponível, é o 1.0 a gasolina de 115 cv, que garante o preço mais barato, a partir da casa dos 24 000euro. A primeira opção diesel, com base do 1,6 TDI de 115 cv, tem preços desde os 27 600euro..Equipamento.Reference, Style e Xceleiience são os três níveis de equipamento propostos. Ecrã de 5", travão de mão elétrico e ar condicionado são equipamentos de origem. A versão Style, acrescenta as jantes de 17v", sensores de estacionamento atrás e ar condicionado automático..Versão 4x4.A tração integral, para já, está disponível apenas com motorização 2,0 TDI de 190 cv ecaixa DSG. Tem uma bagageira mais pequena(485 litros). Os modos de condução incluem as opções off-road e snow. Não falta a assistência em descida. Preço: cerca de 44 000euro.[destaque:Concorrentes].Nissan Qashqai.Continua a ser o campeão do segmento. Beneficia de uma política de preços muito agressiva, mas já não se afigura superior em qualidade nem no que respeita à oferta tecnológica. Ainda assim, convence..VW Tiguan.A nova geração representou mais um salto qualitativo e a chancela do emblema continua a ter muito peso. É mais vulgar por fora e por dentro, já teve melhores acabamentos, mas continua a inspirar confiança..Hyundai Tucson.E um dos modelos coreanos mais bem sucedidos dos últimos tempos e uma prova de que por aqueles bandas se constrói cada vez melhor. Um compromisso a ter em conta, com oferta diversificada.