Associação procura apoios para construir veleiro científico

O projeto David Melgueiro pretende construir uma embarcação para realizar viagens em todo o mundo e recolher informações científicas sobre áreas como o ecossistema marinho e os efeitos das alterações climáticas e está a procurar financimento.
Publicado a
Atualizado a

Para dar a conhecer os objetivos e recolher apoios e fundos para a construção do veleiro, a Associação David Melgueiro, responsável pela iniciativa, vai apresentar hoje a proposta, em Lisboa, depois de já o ter feito em Peniche, onde tem sede.

O coordenador do projeto, José Mesquita, explicou à agência Lusa que se pretende disponibilizar um veleiro de investigação científica versátil, que "possa navegar do Ártico ao Antártico e recolher dados sobre oceanografia e ciência do mar", mas também pode trabalhar "no apoio aos recifes artificiais à aquacultura em alto mar".

A construção da embarcação ainda não se iniciou, mas a primeira expedição já está programada para 2016 e é "multifacetada, irá até ao Japão e à China, pelo norte da Sibéria, atravessando o Ártico, passando por Macau, numa reconstituição da viagem do navegador português David Melgueiro", explicou.

Esta expedição de cerca de 17 meses, que no regresso passará pelo norte do Alasca, Canadá e Gronelância, fazendo uma circunavegação polar, reúne componentes científicas, culturais e de promoção dos produtos portugueses. Passará por 15 países e 29 portos, na Europa, Ásia e América do Norte.

"A investigação irá incidir sobre o impacto das mudanças climáticas nos ecossistemas do Ártico e do Atlântico", segundo José Mesquita.

O responsável da associação realçou que o veleiro deverá ser construído com "soluções inovadoras e materiais ecológicos, como a cortiça".

A Associação está a procurar apoios junto de várias instituições nacionais, como a Fundação para a Ciência e Tecnologia, ou internacionais.

Já assinou nove protocolos de cooperação, com o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), Instituto Politécnico de Leiria, Forum Empresarial da Economia do Mar, Associação das Empresas da Região Oeste, Escola Náutica Infante D.Henrique, Centro Português de Atividades Subaquáticas, Associação Nacional de Cruzeiros e Clube Naval de Peniche.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt