Associação Portugal Brasil 200 anos celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Projeto Cidadania da Língua convida várias figuras marcantes a gravar um vídeo em que partilhem a sua própria visão da Cidadania da Língua.
Publicado a
Atualizado a

A Associação Portugal Brasil 200 anos lança o Projeto Cidadania da Língua para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa no próximo dia 5 de maio.

Este projeto pretende celebrar a língua portuguesa "como um território compartilhado pelos cidadãos dos países que a utilizam", diz o comunicado enviado às redações.

YouTubeyoutubehttps://www.youtube.com/watch?v=UmsMyUYJggk

"O acordo de mobilidade da CPLP, ao garantir autorização de residência em Portugal praticamente automática *aos cidadãos dos países de língua portuguesa* , é um instrumento revolucionário porque assenta no pertence a uma língua comum e não há uma geografia conotada". Esta desmaterialização da cidadania é uma inovação civilizacional", diz José Manuel Diogo, presidente da associação Portugal Brasil 200 anos, citado pelo comunicado.

O Projeto Cidadania da Língua convida várias figuras marcantes a gravar um vídeo em que partilhem a sua própria visão da Cidadania da Língua. Qualquer pessoa pode também participar, enviando um vídeo de dois minutos para o e-mail da Associação (geral@portugalbrasil200anos.org).

YouTubeyoutubeyoutube.com/watch?v=zLP2ESQc3VI

Os vídeos vão ser apresentados no dia 5 de maio no Festival "Flipoços" em Poços de Caldas, sendo que depois irão fazer parte de uma exposição permanente sobre a cidadania da língua na Feira do Livro em Coimbra.

O projeto tem a coordenação da escritora brasileira Samantha Buglione e a co-curadoria do escritor também brasileiro André Augustus Dias e dos produtores culturais portugueses Carlos Moura Carvalho e José Manuel Diogo.

A iniciativa conta também com a "adesão de autoridades e instituições brasileiras e portuguesas e a contribuição do embaixador de Portugal no Brasil".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt