Assembleia Municipal de Ansião aprova redução da taxa do IMI
A Assembleia Municipal, que decorreu na sexta-feira, aprovou também a redução da derrama, passando de 1,5% para 1%, afirmou a Câmara Municipal de Ansião, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
Segundo o município, "com estas medidas pretende-se promover a fixação de população em Ansião e incentivar o tecido empresarial, dando competitividade ao concelho".
"É também uma forma de compensação aos ansianenses pelo esforço realizado durante o PAEL [Programa de Apoio à Economia Local], que impossibilitou a baixa destes impostos durante o último quadriénio", frisou a autarquia.
Questionado pela agência Lusa, o presidente da Câmara, António José Domingues, explicou que as medidas aprovadas em assembleia municipal vão ter um impacto de 385 mil euros nas contas da autarquia - 330 mil com a redução do IMI e 55 mil com a baixa na derrama.
"Haverá algum ajustamento na despesa, quer na corrente, quer na de capital. Estamos a tratar internamente de perceber onde podemos fazer as correções necessárias", explicou.
Face ao PAEL, a Câmara de Ansião só pôde reduzir o IMI este ano.
A dívida do município situa-se nos seis milhões de euros, acrescentou.