As regras da Mafia para mulheres
Numa relação sexual, o homem nunca fica debaixo da mulher e não faz sexo oral. O que não impede que ela o faça a ele. As mulheres podem ser mandantes de um crime de homicídio, mas não podem abandonar os seus maridos ou ter amantes. Elas podem até fazer grandes investimentos, mas não usar maquilhagem quando os maridos estão presos. Estas são algumas das normas do código de conduta sexual vigente nas zonas dominadas pela Mafia, explica, no El País, Roberto Saviano.
O jornalista napolitano, autor do best-seller Gomorra, escreve na sua crónica que este velho código de conduta visa afirmar a virilidade dos homens e lembrar às mulheres que elas apenas existem pela relação que têm com eles. "Quando elas vão na rua bem vestidas, cuidadas, maquilhadas, isso significa que o homem está perto. Quando eles estão presos, elas andam tão descuidadas, até quase se tornarem invisíveis", conta, alertando que, muitas vezes, são essas que mais mandam.
Saviano, de 29 anos, vive sob fortes medidas de segurança desde que denunciou em livro todo o modo de funcionamento da Mafia napolitana, a Camorra.