As diferentes vidas da Casa Decor

Publicado a
Atualizado a

A Casa Decor realizou-se pela primeira vez em 1985, em Buenos Aires, a capital da Argentina, com o objectivo de criar plataformas de difusão do design de interiores e decoração. Seguiu-se o Brasil, com uma aceitação prometedora hoje acontece em quase uma dezena de cidades. Ainda na América do Sul, países como o Peru, Equador e Colômbia reproduziram o forma- to, que chegou posteriormente à Península Ibérica.

A iniciativa chegou a Portugal no ano 2000, no edifício do anti- go Tribunal Judicial, o Chalet Faial, em Cascais, onde foram apresentados 36 espaços decorados pelos profissionais do sector. O certame passou, então, a repetir- -se anualmente, na área da Grande Lisboa e no Porto, sendo esta - a decorrer na fortaleza da Cidadela de Cascais - já a sua nona edição e a maior de sempre, com cerca de uma centena de espaços decorados.

O propósito é conseguir transformar uma casa abandonada numa casa cheia de vida, convidan- do para o efeito profissionais do mundo da decoração, da arquitectura, do design de interiores e do paisagismo. Cada espaço é, depois, transformado individualmente e funciona como uma montra do trabalho de quem o as- sina, num compromisso entre nomes conhecidos e outros que começam agora a dar os primeiros passos neste sector específico, marcado pelo seu próprio leque de complexidades.

As tendências são, por isso, bastante diversificadas e chamam a atenção dos interessados boémias, clássicas, étnicas, vanguardistas, tradicionais, minimalistas, futuristas ou provocadoras, há propostas para todos os gostos, sem excepção. Sem limites à imaginação também.

Actualmente, a Casa Decor é considerada uma das mais importantes exposições de decora- ção na Europa, estando já em preparação outras edições em Itália e Londres.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt