As alpargatas estão de volta nos pés deles
Os homens neste Verão de 2010 podem voltar a usar e abusar de um modelo de sapatos que tinha caído no esquecimento: as alpargatas. Lembra-se delas?
As mais comuns eram destinadas ao público feminino, feitas em corda, sola fina de borracha e lona por cima, de variadas cores, e fitas em tecido para atar à volta do tornozelo. O modelo masculino, raso, e de cores básicas.
As colecções Primavera/Verão 2010 de marcas como Mango, Havaianas ou American Vintage recuperaram este acessório prático, mas desta vez vocacionado para o público masculino.
O conceito manteve-se em relação aos materiais, ousando nas propostas das cores e revestindo o seu interior, utilizando o mesmo material dos chinelos de dedo, para uma maior comodidade.
As alpargatas aliam a simplicidade ao design e o conforto ao estilo, deixando à criatividade de cada pessoa as alianças personificadas para este Verão.
As alpargatas nasceram pela iniciativa de Robert Fraser, um escocês, que depois de ter vivido na Argentina, onde teve um negócio na área do calçado, decide mudar-se para São Paulo (Brasil, abre a Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçado, no bairro da Mooca, em 1907. Um ano mais tarde a fábrica já produzia vários modelos por serem perfeitos para trabalhar na colheita do café e por não danificarem os grãos. Além do mais era um sapato barato.
A fábrica de Fraser sofre alguns abalos entre as décadas de 1910 e 30, conseguindo recuperar ainda antes dos anos 40, com novos modelos, novos materiais e mais tarde as havaianas (chinelos de dedo), oriundas do mesmo fabricante.
O criador de moda John Galliano, não resistiu e surgiu há duas semanas em Paris, com umas alpargatas calçadas....