As 7 Maravilhas de Angola
Há três ou quatro anos a RTP fez com assinalável êxito a iniciativa sobre as Sete Maravilhas Naturais de Portugal. O conceito teve depois declinações para as praias e a gastronomia, que captaram também a atenção do chamado "país real" numa competição saudável e a que televisão deu uma expressão que, de outra forma, nunca aconteceria. Por estes dias é Angola que elege as suas 7 Maravilhas Naturais, sendo o primeiro país africano a fazê-lo. O modelo é semelhante ao que foi praticado em Portugal - foram escolhidos 21 locais de norte a sul, está a decorrer uma escolha popular e, a partir desses 21 locais, a TPA, Televisão Pública de Angola realizou emissões especiais em direto para os seus canais nacionais e para o canal internacional. Em todo este processo há vários elementos que merecem atenção: Angola é um país de grande dimensão, com 1 246 700 km2 (Portugal tem cerca de 90 mil), tem 19 províncias e, pelas circunstâncias conhecidas - primeiro a Guerra Colonial e depois longa guerra civil -, o país está nesta altura numa fase de descoberta. Por todas estas razões esta iniciativa é especialmente importante porque está a mostrar Angola aos angolanos usando o poder da televisão. Nesse sentido, a televisão do Estado cumpre o seu papel. Tratou-se de uma operação logística de envergadura porque se trata, de facto, de um território de grande dimensão, as vias de comunicação melhoraram muito mas estão ainda longe do padrão a que nos habituámos na Europa. Para o final deste mês, concretamente para sábado, dia 27, está a ser preparado o grande espetáculo final, que terá lugar na baía de Luanda. Angola quer mostrar, nessa ocasião, a modernidade e a evolução dos últimos anos. O espetáculo terá uma grande componente multimédia que envolve meios sofisticados que estão a chegar a Luanda de diferentes pontos do mundo. Não vale a pena traçar um quadro cor-de-rosa de Angola, um país com problemas por resolver e situações de desigualdade, mas as mudanças que ocorreram nos últimos anos, a melhoria das condições para a generalidade da população, também estão à vista. A televisão é apenas o reflexo da mudança.
A mudança
Na sequência de outras alterações, que vão da organização à oferta de conteúdos, a TV Globo também mudou o seu célebre logótipo. Não se trata de mudança radical, antes de atualização da célebre marca da televisão líder do Brasil. No "olho" desaparece o cinzento e o branco surge no seu lugar criando uma imagem mais clara e mais de acordo com o tempo atual. Em 2015, a estação completará 50 anos apresentando uma pujança quer na programação quer nos resultados comerciais e financeiros que a posicionam como uma das mais poderosas operações de televisão à escala planetária.
O horário
É preciso dar tempo ao tempo, mas sente-se que o novo Jornal 2 da RTP procura criar o seu espaço, definir um modelo alternativo e complementar, com uma agenda própria. Ao longo da primeira semana conseguiu responder a algumas das perguntas do dia, ao mesmo tempo que encontrava abordagens interessantes como as que vi feitas por Felisbela Lopes ou Miguel Gonçalves. Mas, numa fase de oferta tão competitiva na televisão aberta e no cabo, colocar o Jornal 2 às 21 horas parece ser uma decisão de alto risco.