Artur Albarran não vê as filhas há 11 meses
"O Artur não vê as filhas desde Dezembro. Não tem o menor contacto com elas." Quem o afirma é Maria José Galhardo, advogada de Artur Albarran nos processos de divórcio e de regulação do poder paternal que opõem o ex-jornalista à sua ainda mulher, Lisa Hardy. O início do pesadelo de Artur Albarran, que se encontra a viver em Angola, remonta a 20 de Dezembro de 2008. Nesse dia, Lisa Hardy não entregou as filhas, Linny e Linda, a Sandra Nobre, companheira de Artur Albarran, depois da habitual visita quinzenal. Em vez disso, partiu para a Alemanha com as crianças, alegando que as meninas estariam malnutridas. Dias depois, foram localizadas nos arredores de Hamburgo, onde alegadamente estariam a viver em casa da mãe de Lisa, o que veio a revelar-se falso, visto que os pais da mulher de Albarran morreram quando esta era ainda criança.
Artur Albarran chegou a enviar dois telemóveis para Bad Segeberg, para poder entrar em contacto com Linny e Linda. A Notícias TV sabe que o ex-jornalista conseguiu falar duas vezes com as crianças, no final de Dezembro, tendo depois os aparelhos deixado de funcionar. Acusada do crime de subtracção de menores, Lisa encontra-se neste momento em parte incerta.
Em Portugal, nada se sabe do paradeiro da ainda mulher de Artur Albarran e das duas filhas. A Notícias TV sabe que Artur Albarran está a ser representado por um advogado alemão, uma vez que foi necessário traduzir todo o processo para a língua germânica. Ao abrigo da Convenção de Haia, e uma vez que Linny e Linda têm dupla nacionalidade (portuguesa e alemã), a situação está sob a tutela do Instituto de Protecção de Menores português, que funciona em sintonia com o seu congénere alemão. Lisa Hardy é a chave do enigma e, até a mulher de Artur Albarran dar sinais de vida ou ser localizada pelas autoridades, a pergunta "onde estão Linny e Lisa?" permanecerá sem resposta. A Notícias TV sabe que no passado dia 12 de Novembro decorreu uma audiência sobre o caso, na Alemanha, mas desconhece-se quaisquer pormenores.
Um amor conturbado
O emaranhado que une Artur Albarran a Lisa Hardy passa também pelo facto de o ex-jornalista e a ex-manequim ainda serem marido e mulher. Em 2003, deu entrada no tribunal um processo de divórcio litigioso, que nunca foi concluído.
Segundo a Notícias TV apurou, Albarran interpôs uma acção de nulidade do casamento no Tribunal de Cascais, que não teve qualquer efeito prático. Artur continua, à luz da lei portuguesa, casado com Lisa Hardy, mulher por quem se apaixonou perdidamente há onze anos. Em 1998, Artur Albarran conheceu Lisa Hardy "num bar, em Lisboa, junto ao Marquês de Pombal", como a própria descreveu numa entrevista a um jornal diário em 2003, e que viria a saber-se mais tarde ser a conhecida casa de striptease Elefante Branco. Casaram seis meses depois, a 31 de Julho de 1998, numa cerimónia hindu no luxuoso Hotel da Lapa, em Lisboa. A aparente vida de felicidade e hamornia do casal, ilustrada nas páginas das revistas cor-de-rosa, escondia uma realidade bem mais negra, onde a violência física e as discussões eram uma constante.
As agressões terão começado em Maio de 1998, durante uma viagem à Tailândia. Voltaram a ocorrer dois anos depois, quando Lisa já se encontrava grávida da segunda filha, e mantiveram-se até à ruptura. Lisa e Albarran estiveram juntos durante cinco anos, até que, em 2003, é colocado em marcha um processo de divórcio litigioso envolto em polémica.
Um divórcio sem fim à vista
Na barra de tribunal, a troca de acusações entre Lisa Hardy e Artur Albarran sucederam-se. Ele acusou-a de abuso de álcool e drogas, ela de violência doméstica, e que chegou a recorrer a um lar de acolhimento para mulheres vítimas de agressões. No entanto, o Tribunal de Família e Menores de Lisboa entregou a custódia de Linny e Linda a Albarran, para defender as crianças do "estado psicótico depressivo" da mãe (segundo um relatório psiquiátrico apresentado em tribunal). Lisa ripostou, garantiu que Artur a mandou sequestrar, mantendo-a cativa em Londres, numa clínica de desintoxicação. Mais tarde corrigiria a versão, dizendo que esteve presa num apartamento e foi vigiada por dois "capangas" de Albarran. O ex-jornalista usou também como argumento que Lisa teria conduzido embriagada com as crianças no carro, colocando em risco a vida das filhas.
Após a separação, e numa fase inicial, Lisa Hardy viveu num condomínio de luxo. Artur pagava-lhe uma pensão de 500 euros, mais 600 euros para despesas mensais. Com o lento avançar do processo de divórcio, a situação de Lisa começou a deteriorar-se, devido à sua alegada dependência de álcool e drogas. Depois de Albarran ter deixado de lhe pagar a pensão de alimentos, chegou a depender da ajuda monetária da Santa Casa da Misericórdia. Lisa continuou a ver as filhas de 15 em 15 dias, aos fins-de-semana, sem direito a pernoita, e sempre na presença de uma representante do tribunal. Tudo correu de feição até ao fatídico dia 20 de Dezembro. Onze meses depois, a batalha está longe do fim. O braço-de-ferro ainda não terminou mas, por enquanto, Lisa vai ganhando esta luta desigual. Linda, de 8 anos, e Linny, de 10, estão com ela. Ainda que ninguém saiba realmente onde.
Quem é Lisa Hardy?
Tem 33 anos e nasceu na Alemanha. Disse em entrevistas, depois da separação de Albarran, que foi criada por familiares em Hamburgo e Paris, tendo começado a trabalhar no mundo da moda na capital francesa. Os contornos da sua biografia são nebulosos, mesmo se recuarmos ao ano em que se tornou conhecida como namorada de Artur Albarran. O então empresário apresentou-a à sociedade portuguesa como uma manequim de origem indo-paquistanesa, de nacionalidade alemã, filha de um diplomata, que teria conhecido nos EUA. Cinco anos depois, Lisa apresentaria outra versão, bem mais modesta, localizando o primeiro encontro em Lisboa.
A mulher que lhe sucedeu no lugar de companheira de Artur Albarran, a angolana Sandra Nobre, também era uma ilustre desconhecida até se tornar namorada do ex-jornalista. A actual companheira de Albarran foi também o seu braço-direito na época mais negra da sua vida profissional. Sandra, de quem o empresário tem uma filha, Maria, de 5 anos, tinha assento na administração da Euroamer. Quando o empresário partiu para Angola, em Setembro de 2008, foi-lhe entregue a responsabilidade de cuidar de Linny e Linda, na ausência do marido. Era a ela que estavam entregues as crianças quando Lisa, usando como pretexto uma festa de aniversário, levou Linny e Linda para a Alemanha.
Onde está Artur Albarran?
Artur Albarran está longe de ser o homem poderoso e rico que foi em tempos. A Notícias TV apurou que o ex-jornalista não tem conseguido enviar provisão para cobrir as despesas da sua advogada, Maria José Galhardo, e que a mesma não está a ser paga pelos seus serviços. O contacto com a advogada tem sido espaçado e feito por correio electrónico.
A Notícias TV tentou, junto de vários amigos de Artur Albarran, obter o contacto telefónico do ex-jornalista, sem sucesso. Têm surgido até informações contraditórias sobre o trabalho de Artur Albarran em Angola. Em Janeiro, a imprensa anunciou que Albarran estaria a trabalhar para uma empresa chamada MERC - Merca Express Service, SA. Uma fonte que quis permanecer anónima e que vive na capital angolana disse à Notícias TV que Artur Albarran mantém, juntamente com o irmão, José, negócios relacionados com a indústria da madeira na província de Uíge, no Norte de Angola. A Notícias TV tentou entrar em contacto, via e-mail, com Fernando Albarran, outro irmão do ex-apresentador a viver actualmente na China, e que chegou a fazer parte da administração da extinta Euromaer, mas sem sucesso. Sandra Nobre, a actual companheira de Artur Albarran, nunca atendeu o telemóvel.
João Nabais, advogado de Artur Albarran no caso Euromer, em que é acusado de burla e abuso de confiança, é uma das poucas pessoas com quem o ex-jornalista tem contacto em Portugal. O advogado encontrou-se com Artur Albarran em Luanda, em Abril de 2009. "Estava óptimo, muito empenhado no seu trabalho, como sempre. A vida dele está apenas ensombrada por esta situação das filhas", contou João Nabais. O advogado disse também que mantém contacto regular com o ex-jornalista e que este está a trabalhar, não tendo revelado, contudo, em que área é que Artur Albarran está a desenvolver actividade. "Está a trabalhar nos negócios dele", disse Nabais.
Sobre se Sandra Nobre estará a viver com Artur Albarran ou se estará, como se especula, a viver na África do Sul com Maria, a filha do casal, João Nabais nada disse. "Estive com o Artur em Luanda", reiterou o advogado e amigo pessoal do ex-jornalista.