Artur, o corajoso cão que seguiu equipa de ultramaratonistas para todo o lado

Equipa sueca que participava numa ultramaratona na floresta amazónica ganhou um companheiro inesperado: um cão tão perseverante que nem um rio o parou.
Publicado a
Atualizado a

Quando decidiram participar no Adventure Racing World Championship, a equipa de ultramaratonistas suecos Peak Performance dificilmente poderia adivinhar que, ao regressar a casa, iriam levar consigo mais um elemento.

Foi durante a fase final da prova que os leva a fazer 692 quilómetros em dez dias, atravessando parte da floresta amazónica do Equador, que os quatro membros da equipa deram com um simpático cão vadio. O líder da equipa, Mikael Lindnord, deu alguma comida ao animal, mas todos seguiram caminho, uma vez que ainda tinham dois dias de prova pela frente.

Só que o cão não os largou. Receosos pela sua segurança, os suecos ainda tentaram fazer com que ele os deixasse, mas foi em vão. O cão acompanhou-os enquanto atravessavam montanhas e cruzavam rios de lama. E nem um rio de 58 quilómetros o parou

[youtube:jXWJGhWPuzk]

Ao chegarem à parte da prova em que tinham de percorrer um rio em caiaque, a expedição pensou que não teria outro remédio senão abandonar o cão na margem. Qual não foi o seu espanto quando deram com o animal a nadar ao lado das embarcações... Acabaram por puxá-lo para bordo de um dos caiaques e embrulhá-lo numa manta.

A equipa terminou a prova em 12.º lugar, mas levou para casa este prémio de quatro patas, a quem chamaram Artur. Chegaram ontem à Suécia.

Veja a reportagem da BBC sobre o caso de Artur:

[youtube:YtJ9L7nrGTk]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt