Artista Vhils criou nova obra em parede de Beja

O artista português Vhils, conhecido internacionalmente por esculpir rostos em paredes, criou uma obra em Beja, a primeira no Baixo Alentejo, que será inaugurada dia 16 deste mês no arranque do segundo Festival Beja na Rua.
Publicado a
Atualizado a

Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, esculpiu a obra, constituída por vários rostos, numa parede do Parque Vista Alegre a convite da organização e no âmbito da edição deste ano do festival, que inclui a vertente de arte urbana, disse hoje à agência Lusa a vereadora da Câmara de Beja com o pelouro da Cultura, Sónia Calvário.

Desta forma, frisou, Beja tem uma obra de Vhils, que "é um dos melhores e mais inovadores artistas de arte urbana do mundo", e "mais um atrativo" artístico e turístico.

A inauguração da obra vai decorrer no dia 16 deste mês e marcar o arranque do segundo Festival Beja na Rua, bem como a inauguração e abertura ao público do reabilitado Parque Vista Alegre, situado no centro histórico da cidade, indicou a autarca.

Segundo Sónia Calvário, o parque, um género de pátio cujo largo estava "muito degradado", foi reabilitado pelo município e vai ser palco de algumas das iniciativas do Festival Beja na Rua deste ano e depois será um espaço de convívio e servirá para acolher espetáculos intimistas ao ar livre.

O Festival Beja na Rua deste ano, organizado pela Zarcos - Associação de Músicos de Beja, em parceria com várias entidades do concelho, como o município, vai decorrer entre dia 16 deste mês e 15 de julho com espetáculos ao ar livre, animações de rua, intervenções de arte urbana, exposições, performances de dança e poesia e oficinas.

Na vertente de arte urbana, o festival vai contar com a participação de outros dois artistas portugueses reconhecidos nacional e internacionalmente "pela excelência dos seus trabalhos": Artur Bordalo, conhecido como Bordalo II, e Diogo Machado, conhecido como add fuel.

Durante o festival, Bordalo II e add fuel vão criar as respetivas obras em dois espaços do centro histórico de Beja, adiantou Sónia Calvário.

Bordalo II é conhecido por criar instalações de rua a partir de lixo e add fuel por reinterpretar azulejos tradicionais com recurso a 'stencil' (pintura com moldes) e revestir edifícios com telas com ilustrações.

Na área da música, o festival vai incluir as atuações do cantor brasileiro Ney Matogrosso, no dia 16 deste mês, no concerto de abertura, e do cantor português Miguel Araújo, no dia 15 de julho, no concerto de encerramento.

Pelo meio, vão atuar Emir Kusturica & No Smoking Orchestra (30 de junho), a banda cabo-verdiana Os Tubarões (01 de julho), o cantor cubano Ibrahim Ferrer Jr. (07 de julho), a colombiana Orquesta La-33 (08 de julho), a banda Bulgarian Voices Angelite com o cantor António Zambujo e o Grupo Coral Cantadores do Desassossego (12 de julho) e brasileiro Seu Jorge (14 de julho).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt