Artista plástico português Nuno Sousa Vieira faz exposição individual no Brasil
Exibida na sede do Consulado-Geral de Portugal de São Paulo, a exposição "Instruções para pensarmos juntos" será composta por livros produzidos nos últimos dez anos pelo artista, e incluirá as obras inéditas "Alfabeto I, II, III" (2018) e "Declaração governada, declaração verificada, declaração simples" (2018).
O acervo a exibir terá desenhos originais e publicações em livro, escolhidos pelos organizadores para transportar o espetador ao espaço do ateliê de Nuno Sousa Vieira.
"Construídos a partir de ações simples de dobra, espelhamento, repetição, rotação e 'frotagem', as publicações não escondem o processo de transformação de distintos materiais. O suporte livro tem a particularidade de exibir o 'avesso do desenho, aquilo que nunca vemos'", disse Nuno Sousa Vieira, num comunicado sobre a mostra, enviado à imprensa.
Os espetadores poderão tocar e folhear as obras podendo, além de apreciar os desenhos e os livros, obter uma perceção maior de pormenores, como a textura e a composição do material.
Nuno Sousa Vieira nasceu em 1971, em Leiria. É formado em Artes Plásticas e, desde meados da década de 2000 que expõe suas obras em diversas galerias e instituições nacionais e estrangeiras.
"Instruções para pensarmos juntos" é uma mostra de entrada gratuita, que ficará patente até 28 de abril, de segunda a sábado, na sede do Consulado Geral de Portugal, em São Paulo, Brasil.
A mostra insere-se numa série de eventos realizados para o Dia de Portugal, 10 de junho, que será comemorado no âmbito da programação da Experimenta Portugal'18, na cidade de São Paulo.
Lusa/ Fim