Arte, cultura e muita criatividade em Abrantes

Está a decorrer, até domingo, 20 de julho, o 180 Creative Camp 2014, em Abrantes, com diferentes iniciativas a cargo de dezenas de artistas e criadores de várias partes do mundo.
Publicado a
Atualizado a

O tema da edição deste ano é "The Power of Storytelling", desafiando a construção de narrativas com potencial de difusão global, através da exploração de diferentes áreas artísticas e da colaboração criativa no campo das media arts, apresentando projetos inéditos de instalação urbana, arquitetura, vídeo, design ou fotografia.

O cartaz junta novos talentos com criadores consagrados, que se dirigiram ao Ribatejo para oito dias de produção criativa intensiva, vindos de países como a Nova Zelândia, Egito, Hong Kong, Índia, Áfriica do Sul, Estados Unidos, Ucrânia, Brasil e Portugal.

Artistas e projetos como Olaf Breuning, We Come From Space, Mo.ca Design, Ella & Pitr, Isaac Cordal, Like Knows Like, Mateo Fernández-Muro, Juanjo Pérez Moncho, Victor Sinatra, Francesco Bernabei, Magnus Gustafsson e Gestalten TV são as participações em destaque na terceira edição deste laboratório de produção criativa global, que conta também com concertos de Noiserv e Tocha & Pestana e apresenta a exposição META - The Wrong New Digital Art Biennale, comissariada por Rojo e David Quilles.

A maior novidade do projeto é a internacionalização, com uma edição em Itália ainda este ano, na cidade de Leece (candidata a Capital Europeia da Cultura 2019). O comissário de Lecce, Airan Berg, foi um dos intervenientes do evento de abertura (13 de Julho), onde falou do tema da candidatura ("Utopia") e sobre a parceria estabelecida com o Canal 180.

A inovação também passou por um concurso internacional oferecido pela Câmara Municipal de Abrantes em colaboração com o site ArchDaily, através do qual vinte jovens criadores de 17 nacionalidades diferentes, selecionados a partir do concurso "Call for participants", se encontram emergidos em laboratórios e workshops intensivos que resultarão na criação de projetos colaborativos a ser apresentados na edição deste ano. Ao mesmo tempo que, por entremédio do concurso "Call for projects", foram selecionados dois projetos temporários de intervenção urbana que serão concretizados no centro histórico da cidade.

O 180 Creative Camp promove um programa com intervenções urbanas, criação de vídeo, workshops, masterclasses, conversas, concertos, com participação de talentos e projetos inovadores de áreas como o cinema, música, arquitetura, novos media, publicidade e arte urbana. Esta é a terceira edição do festival, realizado pela primeira vez em Vila Nova de Cerveira, tendo-se descolado para o Ribatejo em 2013, onde o Canal 180 atua em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes na dinamização cultural e criativa da região. Toda a atividade do 180 Creative Camp é acompanhada pelo Canal180 e dá lugar à produção de conteúdos para o canal, que tem emissão na Zon HD, Vodafone TV e Optimus Clix.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt