Arranque para Mundial 2006 começa na cidade de Évora
O estágio que a Selecção Nacional vai realizar em Évora de preparação para o Mundial da Alemanha custa 124 mil euros em despesas hoteleiras, tendo sido a verba assegurada pela autarquia, que contribuiu com 25% do total, tanto quanto a Federação Portuguesa de Futebol , sendo que os restantes 62 mil euros foram obtidos junto de diversos patrocinadores locais, entre os quais a Agência para a Promoção Turística do Alentejo.
Ultrapassadas as dificuldades orçamentais, que chegaram a ameaçar o estágio por terras alentejanas, Federação e parceiros locais celebraram ontem os três protocolos que vão permitir transformar o Hotel Convento do Espinheiro - o único cinco estrelas da região - no autêntico "quartel general" da turma das "Quinas", entre 20 e 31 de Maio.
De resto, a capital do Alentejo vai mesmo poder assistir ao jogo de preparação contra a selecção de Cabo Verde, agendado para o dia 27 de Maio, sendo que o encontro terá de ocorrer durante o dia, por não haver luz artificial que ilumine o rectângulo que agora está a ser construído na Herdade da Silveirinha, que, no futuro, irá albergar o novo complexo desportivo do Lusitano de Évora. Haverá ainda recurso a bancadas e balneários amovíveis, sendo que a FPF vai disponibilizar transporte aos cabo-verdianos de Lisboa que queiram assistir ao jogo.
Gilberto Madaíl justificou a escolha de Évora, entre nove hipóteses, com o facto da FPF poder assim fomentar o futebol no Interior do país, enquanto Filipe Scolari, que visitou a cidade várias vezes nos últimos tempos, considerou que a Selecção vai ter "todas as condições" para se preparar para o desafio alemão, considerando que Portugal "pode chegar à final", embora tivesse pedido contenção. "Não devemos cobrar de mais dos nossos atletas, para não fazer com que eles se sintam pressionados e façam coisas menos bem", disse.