ARCO Madrid tem início hoje com Finlândia em foco
Organizada pela Feira de Madrid (IFEMA), vai decorrer até domingo e a organização está otimista sobre as vendas, devido à recente decisão do Governo espanhol de baixar o IVA para 10%, nas transações de arte.
Portugal vai estar representado com um total de 13 galerias - tantas como as do país convidado deste ano, a Finlândia -, estando onze portuguesas no programa geral e duas numa secção paralela, a Opening.
Nove galerias são de Lisboa, duas do Porto, uma de Braga e uma de Ponta Delgada, nos Açores.
No programa geral, encontram-se as galerias Baginski, Carlos Carvalho Arte Contemporânea, Cristina Guerra, Filomena Soares, Graça Brandão, Pedro Cera e Vera Cortés, de Lisboa, Quadrado Azul e Galeria Múrias Centeno, do Porto, Mário Sequeira, de Braga, e Fonseca Macedo Arte Contemporânea, de Ponta Delgada.
Na secção Opening, destinada a galerias com menos de sete anos, vão estar a 3+1 Arte Contemporânea e a Belo-Galsterer, ambas de Lisboa.
Em 2012, a ARCO Madrid recebeu 140 mil visitantes e, em 2013, a afluência caiu para 118 mil. Os visitantes portugueses constituem sempre, segundo a organização, um número significativo das entradas.
Os Estados Unidos, Reino Unido, França, Holanda, Itália, Dinamarca, Brasil, Argentina e Áustria, entre outros, também vão marcar presença.
Em simultâneo, a capital espanhola acolhe ainda, a partir de hoje, a 5.ª edição da feira de arte JustMad, que conta com duas galerias portuguesas - a Kubikgallery (Porto) e a Módulo (Lisboa) -, entre 33 galerias de 11 países, e a 9.ª edição da ArtMadrid, que conta com a lisboeta Art Lounge, uma das veteranas do certame e a única portuguesa, este ano, entre 43 galerias e 150 artistas.