Aproxima-se de mulheres com filhos, faz fotos e diz que são seus
Cristina Carvalho será mais uma das muitas vítimas de uma mulher que se aproxima de outras mulheres com filhos, ganha a sua confiança, tira fotografias com eles e depois diz que são seus. Desta vez, esta mulher fez uma lápide com o nome e a fotografia do filho de Cristina, que sofre de uma doença oncológica mas que está vivo e colocou-a no cemitério da Maia.
"Tremi toda", conta Cristina Carvalho ao Jornal de Notícias. Este terá sido um dos últimos episódios de uma história marcada por usurpação de imagem no Facebook. Segundo aquilo que Cristina contou ao JN, conheceu esta mulher, identificada com o nome fictício de Mary, através desta rede social. Mary dizia ter uma filha muito doente no Dubai e mostrava fotografias. Cristina seguiu a página, fez comentários e começaram a falar. Cerca de 15 dias depois, segundo Cristina, Mary anunciou a morte da filha e as duas aproximaram-se ainda mais.
Até que um dia Cristina permitiu que Mary conhecesse o seu filho, em plano IPO (Instituto Português de Oncologia). Levou-lhe presentes e tiraram fotografias. Durante três meses, conta Cristina, todas as sextas-feiras, Mary ia visitar o filho.
Até que Cristina percebeu que a nova amiga estava a publicar no Facebook imagens do filho como sendo seu e a contar os detalhes acerca da doença dele. Esta deixou de aparecer, mas continuou, segundo a queixosa, a fazer montagens com as fotografias que tinha do filho dela e a dizer que era seu.
Cristina apresentou queixa na GNR da Maia, a qual já foi ao cemitério de S. Pedro de Avioso, naquela localidade, e apreendeu a lápide com a fotografia e o nome do filho da queixosa, a qual também foi mostrada por Mary no Facebook.
De acordo com um blogue que desmascara este tipo de situações citado pelo JN, Cristina não foi a primeira a ser enganada por Mary. Esta já terá um longo historial neste tipo de situações, tanto em Portugal como nos Estados Unidos, adotando diferentes identidades e criando contas no Facebook que apaga quando é desmascarada.