Apple prepara serviço de subscrição para o i Tunes

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Digital. Nova forma de distribuição

Sites noticiosos associados à Apple, como o MacRumors (www.macrumors.com) ou o Apple Insider (www.appleinsider.com), dão como certo o lançamento de um serviço de subscrição anual da loja digital iTunes. De acordo com as fontes anónimas citadas pelos mesmos sites, o anúncio oficial deste sistema por assinatura será feito no final de Setembro, quando for apresentada mais uma conferência de Steve Jobs, habitualmente anunciada como "Apple Event".

As informações tornadas públicas dão como certa a abertura deste novo serviço - o iTunes Unlimited - ainda durante 2008, numa primeira fase apenas nos EUA e garantindo o livre acesso a metade do catálogo actualmente à venda no iTunes em terras americanas. Isto mediante o pagamento de 129,99 dólares por ano (cerca de 88 euros). Quem já for utilizador do serviço MobileMe (proposta da Apple que pretende concorrer de perto com o sistema Exchange da Microsoft) pagará 99 dólares (68 euros). Os dois serviços em conjunto vão ser fornecidos por 179,99 dólares (122 euros). Todos os ficheiros estarão disponíveis para download na codificação de 256 kbps. As opções de transferência serão as que hoje são apresentadas: a compra de canções isoladas ou o adquirir de álbuns completos vão continuar intactas. No entanto, a palavra "comprar" (em inglês buy), que surge junto a qualquer canção disponível no iTunes, é substituída por "obter" (get).

No entanto, estas são informações que continuam por confirmar. Primeiros rumores de que a Apple estaria a projectar um serviço de subscrição surgiram no início do ano, quando o fabricante norte-americano tornou público o projecto que previa a venda de iPod com acesso ilimitado ao iTunes mediante um ligeiro aumento dos preços habitualmente praticados. Tudo integrado numa política de recuperação de vendas que a Apple procura desde o final de 2007. Ainda que a combinação iPod/iTunes continue a ser lucrativa, as vendas têm crescido cada vez menos de ano para ano. Contudo, a Apple continua a ocupar a posição de líder de mercado da música online.|

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