App Bright Sky liga-se às vítimas para ajudar a eliminar a violência doméstica.

86% das vítimas de violência doméstica são mulheres. Os dados assustam, mas não deve ter medo de denunciar. A app ​​​​​​​Bright Sky está disponível para informar e consciencializar, de forma a acabar todos os tipos de violência doméstica.
Publicado a
Atualizado a

O dia 25 de novembro assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, mas todos os dias devem ser dia 25 de novembro. Anualmente, continuam a morrer muitas mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal e a necessidade de continuar a sensibilizar os portugueses sobre esta temática basilar da nossa sociedade é cada vez mais importante.

A APAV, de 2013 a 2018, registou mais de 104 mil crimes de violência doméstica, tendo apoiado 43.456 pessoas nesse sentido. Os dados não mentem, e mostraram que 86% das vítimas de violência doméstica são mulheres, sendo que 42% dizem respeito a idades entre os 26 e os 55 anos.

Estes valores não devem ser ignorados, mas sim considerados "alertas vermelhos". Nesse sentido, e uma vez que devido ao panorama atual temos de passar mais tempo em casa, foram desenvolvidas algumas soluções para que as vítimas possam pedir ajudar.

É assim que surge a app Bright Sky, uma aplicação gratuita que foi desenvolvida pela Fundação Vodafone, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família (APF) e com o apoio da Comissão de Cidadania e Igualdade de Género (CIG), que tem como um dos seus objetivos informar e consciencializar a Comunidade para a temática da violência doméstica.

Sente que o seu parceiro o afasta da família, magoa, agride física e verbalmente e sente medo quando está na sua presença ou quando se diz o seu nome? O conjunto dessas ações devem ser sinais de alerta a que deve estar atento, uma vez que são indícios de que pode estar a sofrer de violência doméstica.

Se está numa relação abusiva ou conhece alguém que esteja a passar por um relacionamento abusivo, a app Bright Sky vai ser uma grande ajuda para saber como pode proceder e proteger-se. Assim, foi criada uma solução que fosse capaz de responder de forma imediata aos pedidos de ajuda feitos pelas mulheres.

Um dos exemplos foi Maria, nome fictício dado a uma vítima de violência doméstica que foi atormentada durante anos e que não se sentia segura nem quando o agressor foi preso. Como a "Maria", existem muitas outras na mesma situação, sendo que cada vítima vive uma situação única.

A Fundação Vodafone, a APF e a CIG lançaram a aplicação Bright Sky Portugal, onde vai encontrar muitas informações úteis para as vítimas de violência doméstica.

É para ajudar exemplos como o da Maria que a aplicação colocou a tecnologia ao serviço da Sociedade, especificamente aos grupos vulneráveis. Adaptada à realidade nacional, a aplicação fornece duas grandes áreas: Conselhos Pessoais, onde pode encontrar informações para quem é vítima; e Conselhos para Outra Pessoa, que fornece informações para quem conhece quem possa estar numa relação abusiva.

A Bright Sky desenvolveu ainda uma série de questionários capazes de acompanhar situações de violência, fazendo uma avaliação do risco associado a cada relação, bem como alguns exemplos práticos para que consiga compreender a informação de forma mais clara e sucinta.

Para além disso, pode ainda encontrar conteúdos sobre a violência doméstica e como abandonar uma relação abusiva e ainda todos os tipos de apoio que pode encontrar em Portugal. A segurança digital foi também um dos focos para a aplicação. Sendo assim, vai encontrar várias dicas para aumentar a sua segurança.

Não tenha medo de denunciar se é vítima de violência doméstica ou conhece quem o seja. Utilize a app Bright Sky para saber como se deve comportar para terminar com relações abusivas, uma vez que a mesma vai estar sempre ligada às vítimas e pronta para ajudar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt