Aposta a Pipoca: para ver quem sabe mais sobre filmes e séries
Quando os canadianos Chris Haney e Scott Abbott criaram o Trivial Pursuit, no início dos Anos 80, estavam a pensar nos adultos. Nessa época do advento dos videojogos, que então inundavam o mercado e ameaçavam tornar obsoletas as formas mais tradicionais de entretenimento e lazer, propor um jogo de tabuleiro com perguntas de cultura geral surgiu como uma ideia fora da caixa. Justamente, uma caixa com um logótipo de estilo clássico que não enganava, e continua a não enganar: é aos adultos que se fala, às suas necessidades de descontração em grupo (embora hoje em dia já haja uma versão alternativa, de aspeto menos sóbrio e mais familiar).
O resto ficou como um marco no universo lúdico, desde os 20 milhões de cópias vendidas logo no seu segundo ano de existência ao destaque da revista Time, que o considerou "o maior fenómeno da história dos jogos".
Com as devidas distâncias, qual a relação entre o Trivial e a novidade Aposta a Pipoca? Essencialmente esta: ambos acreditam que a noção de jogo pode ser algo baseado em conhecimentos e convívio físico, num tempo dominado pelo digital. Uma lógica adulta, que neste último caso tanto se destina a toda a família, como a um grupo de amigos, sendo o cinema/televisão a área específica de cultura a ser testada.
Trata-se de um jogo com mais de 500 desafios para todos os que acompanham, desde logo, o calendário de estreias de séries e filmes - dos clássicos aos contemporâneos, dos objetos de culto aos sucessos de bilheteira. Entre provas de mímica, desenho, perguntas de escolha múltipla e outros métodos, a ideia aqui é reunir o maior número de pipocas (que têm a forma de cartõezinhos espessos). Isto à lareira e em clima de Natal, tem a sua dose de animação garantida.
"Em momentos de convívio, em família, entre amigos, colegas de trabalho ou mesmo recém-conhecidos, há sempre uma altura em que os filmes e as séries são tema de conversa. Em fóruns em que as pessoas estão mais à vontade há quase como que uma competição saudável na discussão desses conteúdos E esse foi o nosso momento Eureka!", diz ao DN João Magalhães, da equipa de comunicação dos Canais TVCine, em resposta à pergunta sobre o que inspirou o conceito deste jogo. "Se as pessoas vivem intensamente as histórias a que assistem, porque não criar uma oportunidade para porem à prova os seus conhecimentos e se divertirem? É essa a base do TVCine Aposta a Pipoca, um party game onde os jogadores, em equipa, são desafiados a responder a perguntas ou a mostrar os seus dotes no desenho, mímica e cantoria. Sempre com uma premissa: celebrar os filmes e séries que todos adoramos." Ao mesmo tempo que se respeita a filosofia eclética dos próprios canais.
Para se chegar a esta ideia de um jogo de tabuleiro, é preciso cultivar um espírito de inovação. Algo que tem sido apanágio dos TVCine, sempre à procura de estratégias para reinventar a relação com os espectadores/subscritores.
"Anualmente, as diferentes equipas dos Canais TVCine (marketing, programação, direitos) são desafiadas a colocar em cima da mesa propostas inovadoras - sejam ou não da sua área - que permitam dinamizar a nossa oferta. O TVCine+ ou o TVCine FEST são exemplos recentes disso. Em outubro do ano passado, uma das ideias que resultou deste processo foi a de criar um jogo de tabuleiro que pudesse celebrar o know-how que os fãs de filmes e séries têm de todas as histórias a que já assistiram. Testar os conhecimentos do consumidor so- bre o mundo do entretenimento foi a ideia base, e daí até termos um conceito em conjunto com a Creative Toys foi um instante. São eles os nossos parceiros nesta épica produção. Com a experiência da Creative Toys nas dinâmicas de jogo e o nosso conhecimento sobre Cinema e TV, concluímos que havia espaço para o Aposta a Pipoca", conclui João Magalhães, enquanto nota que "a ausência de um produto semelhante, de relevo, criou a oportunidade de produzir um jogo em português".
À venda nas superfícies comerciais próprias, como a FNAC, a Worten, o Continente, o El Corte Inglés, Auchan ou Toys "R" Us, esta novidade traz para fora do ecrã o prazer que define a própria experiência do espectador. Esse gosto de partilhar o que se vê, o que se conhece, o que faz parte da cultura do cinema e da televisão, com todas as suas cores, géneros e até canais.
A saber, os quatro conjuntos de cartas correspondem ao perfil de cada um dos quatro canais TVCine: Top (com desafios sobre êxitos recentes), Edition (clássicos, documentários, filmes e séries de culto), Emotion (dramas, romances, musicais e comédias) e Action (ação, aventura, terror e ficção científica). Um conceito completo para desfrutar.
PVP: 26,99€
dnot@dn.pt