Apenas sete contribuintes individuais e uma empresa saíram da 'lista negra'

Publicado a
Atualizado a

Desde a divulgação da lista de devedores ao fisco, a 31 de Julho do corrente ano, e o dia 7 de Agosto (a última lista publicada), apenas oito contribuintes deixaram de figurar como tendo dívidas de impostos: uma empresa e sete contribuintes singulares.

A comparação das listas originais com as que se encontram actualmente no endereço www.e-financas.gov.pt, permite ainda constatar que três contribuintes singulares fizeram pagamentos parcelares das suas dívidas tendo sido colocados em escalões de dívida inferiores.

O escasso número de contribuintes que saíram da 'lista negra' do fisco e que como tal liquidaram as suas dívidas, contrasta com a corrida que se terá registado nos dois últimos dias que antecederam a divulgação da mesma. De facto, segundo dados fornecidos pelo Ministério das Finanças, no próprio dia 31 de Julho terão sido pagas dívidas num montante próximo dos 17 milhões de euros. Antes disso, face às notificações realizadas, teriam sido pagos 3,3 milhões de euros. Ainda assim, estes valores são pouco representativos face aos cerca de 130 milhões de euros que somavam as dívidas dos contribuintes que acabaram por aparecer na lista dos devedores. Recorde-se que a lista original era constituída por 288 contribuintes. Nesta lista o grande destaque ia para a ausência de qualquer contribuinte colectivo com dívidas superiores a um milhão de euros. Ao mesmo tempo, as empresas com dívidas constantes na lista eram apenas 49 (ver tabela). Do lado dos contribuintes individuais, foram identificados 239 contribuintes, a maioria dos quais (105) com dívidas entre 50 e 100 mil euros.

A partir de Janeiro de 2007 esta lista será alargada albergando dívidas de menor montante. VC/MAC

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt