APDL investe 26 milhões de euros na melhoria das infra-estruturas

Publicado a
Atualizado a

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) vai investir este ano cerca de 26 milhões de euros na melhoria das suas infra- -estruturas. O aprofundamento da bacia de rotação e do canal de acesso às docas interiores do Porto de Leixões e a substituição da ponte móvel, que liga Leça da Palmeira a Matosinhos, atravessando o porto, são as principais valências a beneficiar de investimentos.

Considerado como um dos mais importantes portos nacionais, Leixões vai poder receber, a partir de 2006, embarcações de maior porte, os denominados Panamax. Para tal, é necessário que a bacia de rotação e o canal passem dos actuais dez metros de fundo para doze.

O presidente do Conselho de Administração da APDL, Ricardo Fonseca, diz que "esta é uma grande aposta, uma vez que permitirá aumentar significativamente as condições de oferta aos concessionários" (ver caixa).

Directamente relacionada com esta alteração estrutural do porto está a modernização da ponte móvel. Passando a acolher embarcações de maior porte, é também necessário modernizar o vão central da actual estrutura. O concurso para a construção da mesma será lançado em Março e o prazo de execução ronda os oito meses (ver caixa).

Também para este ano está prevista a reactivação do restaurante na antiga Gare de Passageiros, cujo concurso será lançado em breve. "Será construído um acesso desnivelado superior ao restaurante, que permitirá às pessoas tomarem uma refeição com vista para o porto", refere Ricardo Fonseca. No final, será ainda possível visitar a secção museológica. Os trabalhos, orçados em cerca de 750 mil euros, devem estar concluídos até final de 2005.

futuro. Um dos problemas que a APDL pretende também resolver é o das condições de estabilidade junto ao Posto A do terminal de transfega petrolífera. Segundo Ricardo Fonseca, "o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) está a efectuar um estudo para perceber qual a melhor solução". Mas pode passar pela construção de um molhe submerso nas imediações.

Por resolver continua o problema da Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões (VILPL) que permitirá retirar das ruas de Leça da Palmeira cerca de dois mil camiões por dia. A via está concluída, mas aguarda a ligação ao IC24 e o prolongamento do IP4 até Matosinhos.

resultados. A APDL encerrou 2004 com 6,7 milhões de euros de lucros, o que representa um aumento de 81,1% face a 2003. Mas Ricardo Fonseca lembra que estes resultados não são de leitura linear, dado que podem ser influenciados por fenómenos atípicos. Em 2003 houvecustos acrescidos com dragagens. O presidente da APDL prefere, por isso, destacar a consolidação orçamental das contas da instituição ao longo dos últimos anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt