António Filipe diz que todos deviam fazer como Guterres
António Filipe, também vice-presidente da Assembleia da República, falava à agência Lusa no segundo dia do XIX Congresso do PCP, que decorre até domingo em Almada.
Em entrevista à RTP, o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, afirmou que todos os que exerceram funções governativas em Portugal tentaram fazer o seu melhor, mas têm responsabilidades no facto de Portugal não ter ultrapassado os défices tradicionais.
"António Guterres sabe do que fala, porque o PCP tem dito que a situação a que o país chegou é responsabilidade dos sucessivos governos nas últimas décadas. Obviamente que António Guterres assume essa responsabilidade e era bom que todos fizessem o mesmo e assumissem a sua quota-parte de responsabilidades", afirmou.
Interrogado sobre como encara as recentes declarações de António Guterres, em Paredes, o deputado comunista não fez qualquer leitura política.
"Não acho que tenha nada de especial, porque é uma figura pública portuguesa e é perfeitamente natural que possa prestar depoimentos sobre aquilo que entende. Não atribuo a isso qualquer significado especial", respondeu.