Antigo PM da Irlanda do Norte morreu hoje aos 88 anos

Ian Paisley, antigo líder do Partido Unionista Democrático e antigo primeiro-ministro da Irlanda do Norte, tinha problemas de saúde há alguns anos e usava um pacemaker. Foi figura chave no processo de paz.
Publicado a
Atualizado a

"O meu amado Ian foi para descanso eterno esta manhã", anunciou a mulher do antigo líder do Partido Unionista Democrático (DUP na sigla inglesa) em comunicado. Eileen Paisley afirmou que, por vontade do próprio, o funeral do reverendo será privado, apenas para a família mais próxima, e que até ao fim do ano se realizará um memorial público.

"Temos consciência que aqueles que o admiravam desejam expressar a sua gratidão pela vida que levava e a tristeza pela sua morte", dizia o mesmo comunicado.

Nascido a 6 de abril de 1926 em Ballymena (Ulster), Ian Paisley começou a pregar aos 16 anos, tendo fundado, aos 25, a sua própria igreja.

Em 1963 começou a entrar no mundo da política. Alguns anos mais tarde, lançou o DUP, formação de protestantes conservadores que se opunham a qualquer acordo com os católicos, e tornou-se líder da fação mais intransigentes dos protestantes unionistas.

Em 1987, dez anos após ter dito "nunca", o DUP aceitou partilhar o poder com o Sinn Fein. Em 2007 Ian Paisley tornou-se líder do governo, tendo como vice-primeiro-ministro Martin McGuinness, número dois do Sinn Fein e antigo comandante do IRA.

Em 2008 deixou a liderança do DUP e deixou o cargo de primeiro-ministro, tendo-se retirado da vida política e religiosa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt