Antigo lugre bacalhoeiro prepara regresso ao mar
Aveiro. Veleiro deverá estar operacional em Outubro de 2009
Embarcação foi salva do ferro-velho por grupo de entusiastas dos navios
"Fantástico." José Resende Bio, 64 anos, resumiu assim o que lhe ia na alma ao ver ontem a obra de reconstrução do antigo lugre bacalhoeiro Santa Maria Manuela, que decorre a bom ritmo nos estaleiros da Navalria, em Aveiro.
"Vai ficar maravilhoso", vaticinou o antigo maquinista que na sua juventude embarcou em inúmeras campanhas de alguns dos mais emblemáticos barcos da frota portuguesa como o Creoula - irmão gémeo do Santa Maria Manuela que hoje é propriedade da Marinha Portuguesa-, o Argus ou o Neptuno.
Um grupo de pessoas visitou ontem o Santa Maria Manuela, que se destaca pelos seus quatro mastros já repostos, por iniciativa da empresa de pescas e produtores alimentares Pascoal, actual proprietária do navio construído em 1937 nos estaleiros da antiga Companhia União Fabril (CUF) por encomenda da Empresa de Pesca de Viana. A visita foi guiada por Aníbal Paião, administrador e um dos entusiastas do grupo que em 1994 salvou o que restava do navio - alguns equipamentos e o casco - do ferro velho.
Quando terminar a reconstrução, durante o próximo ano, o veleiro Santa Maria Manuela de 62 metros "não terá limitações de navegação", referiu o empresário. O lugre será uma memória do período mítico da pesca do bacalhau, com funções culturais e lúdicas tendo como parceiros a Câmara Municipal de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro, a Universidade de Aveiro, a Ydreams e Ciência Viva -Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
O casco branco do Santa Maria Manuela tem a forma dos tradicionais lugres à vela da primeira metade do século XX utilizados na pesca do bacalhau na Terra Nova, a mítica Frota Branca. Segundo a empresa Pascoal, o Santa Maria Manuela voltará ao mar este ano, rebocado até a um estaleiro especializado na reparação e construção de grandes veleiros, o Factoria Naval de Marin, em Galiza, Espanha.
O lugre regressará a Aveiro para acabamentos e deverá ficar pronto a navegar em Outubro de 2009. Aníbal Paião escusou-se a revelar os valores envolvidos na sua recuperação, falando apenas de "alguns milhares de euros."
O Santa Maria Manuela fez dezenas de campanhas de pesca do bacalhau na Terra Nova e Groenlândia. Podia carregar mais de doze mil quintais de bacalhau salgado e bem como cerca de 60 toneladas de óleo de fígado de bacalhau.