Antigo 'rei da montanha' do Tour mudou de sexo

Publicado a
Atualizado a

Robert Millar foi o único ciclista britânico a vencer o prémio da montanha da Volta à França - em 1984. Durante 11 anos foi um dos corredores do top 20 mundial. Há quatro anos, o "rei da montanha" desapareceu sem deixar rasto. O seu nome voltou ao topo da actualidade no fim-de-semana passado quando o Daily Mail publicou uma notícia bombástica: Robert Millar mudou de sexo e chama--se agora Philippa York.

Mudou de sexo, de morada e não quer falar nem do seu passado nem muito menos do presente.

Robert Millar, de 48 anos, que foi um dos mais carismáticos heróis do desporto britânico e que chegou a acusar testosterona (hormona masculina) num controlo antidoping, em 1992, vive agora feliz no seu novo corpo feminino.

Em Dorset, onde habita actualmente, todos os vizinhos sabem que Millar, ou melhor, Miss York, já foi homem, mas não fazem comentários sobre o assunto. "Todos sabem que Philippa foi homem, mas não é muito elegante falar sobre a sua vida anterior", disse um vizinho, não identificado, ao jornal inglês.

A única coisa que os vizinhos adiantam é que Philippa York tem a mesma paixão de Robert Millar: o ciclismo. "Ela continua a gostar do ciclismo. Vêmo-la muitas vezes na sua bicicleta, com o seu longo cabelo a sair do capacete", revela o vizinho.

De acordo com a investigação do Daily Mail, há sete anos, os amigos começaram a notar que qualquer coisa de diferente se passava com Robert Millar, nomeadamente que os seios começavam a sobressair debaixo da camisola.

"Todas as vezes que o encontrávamos, parecia que tinha um peito maior, mas não falávamos sobre isso", recorda um amigo.

Em 2003, subitamente desapareceu da sua casa de Daventry, no Northamptonshire. Há quarto anos, Millar foi eleito para o Scottish Sports Hall of Fame, mas não apareceu na cerimónia nem contactou com os organizadores do evento.

Só agora se sabe que vive em Dorset com a sua namorada, Linda Purr, de 46 anos. Millar casou em 1985 com a francesa Sylvie Transler, de quem teve um filho. Mas o casamento desfez-se em pouco tempo. Ninguém da família de Millar esteve presente na cerimónia matrimonial.

Durante um ano, o jornalista Richard Moore procurou o ciclista desaparecido para escrever um livro, intitulado In Search of Robert Millar (À Procura de Robert Millar), mas só conseguiu contactar o antigo corredor por e-mail.

Num desses e-mails, questionado sobre o porquê do seu desaparecimento, Millar escreveu: "Desaparecido? Não exactamente. Mudei-me, estou a fazer as coisas que me agradam."

Philippa York não quis prestar declarações sobre a sua vida passada ao Daily Mail. Linda Purr, que trabalha no concelho municipal de North Dorset, também se recusou a falar sobre a relação com a namorada.

"Miss York está reformada e esta semana tem estado muito atarefada na sua garagem a reparar uma motocicleta", lê-se na notícia do Daily Mail.|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt