Antecipar tendências da procura traça rota de sucesso
O grupo madeirense Porto Bay Hotels & Resorts constituiu-se no ano 2000, sendo o culminar de um processo de parcerias estratégicas entre empresários de hotelaria, iniciado na década de oitenta.
Como holding, engloba actualmente uma empresa de management e uma marca, nas palavras do presidente do conselho de administração, António Trindade. O sucesso do grupo deve-se, sobretudo, à política dos "três pês: produto, produção e pessoas", sublinha Trindade, associado ao espírito visionário da sua liderança e a uma análise profunda dos mercados. "Os nossos investimentos são sempre muito bem ponderados", disse ao DN.
Para a constituição do grupo concorreram as vontades de investimento de empresários privados madeirenses, alguns deles já com experiência no sector da hotelaria. A primeira unidade hoteleira - o Suite Hotel Éden Mar - abriu portas em 1988, introduzindo inovação no mercado hoteleiro madeirense: a oferta de suites amplas equipadas com kitchenette.
Percebendo que na Madeira existia um grande fosso entre o Reid's Hotel e os demais cinco estrelas do Funchal, o grupo apostou num novo hotel, que abriu as suas portas em 1994 e é estandarte do grupo - The Cliff Bay.
Passaram-se mais seis anos até o investimento seguinte se concretizar. Foi em 2000 que, na zona velha do Funchal, entrou em funcionamento o resort Hotel Porto Santa Maria - unidade implantada no antigo arsenal de São Tiago e que procurou fundir dois conceitos: o de hotel de cidade com o de resort, uma vertente de serviço ainda inexistente no grupo.
Em 2003, um novo resort ganhou vida - o Vila Porto Mare -, o qual integra o Porto Mare Residence e o Porto Mare Hotel, aos quais, e dada a sua proximidade, se junta o Hotel Éden Mar, três diferentes produtos num espaço partilhado de serviços e instalações para junção dos clientes de cada um dos hotéis do complexo.
Este novo produto resulta das particulares circunstâncias do mercado imobiliário no final dos anos 90. Na altura, um outro grupo hoteleiro - Saviotti - predispunha-se a construir nas áreas circundantes ao hotel Éden Mar um novo complexo hoteleiro de envergadura considerável (cinco torres). Ponderados os dois cenários possíveis - a compra dos terrenos circundantes ou a venda do hotel -, o grupo optou pela primeira hipótese para desenvolver o projecto Porto Mare, hoje em funcionamento.
Considerando que estava esgotada a sua área de investimento na Região Autónoma da Madeira e com o objectivo de expandir a marca já existente e com reconhecimento no mercado, o grupo apostou numa parceria fora da Madeira, assente em duas áreas fundamentais: qualidades profissionais e empresariais dos novos parceiros e experiência na área da internacionalização.
Foi assim que em 2006 o grupo madeirense estabeleceu uma joint-venture com o grupo Logoplaste para desenvolver a marca Porto Bay fora da Madeira, surgindo, assim, a Invesvia. O grupo Logoplaste é uma empresa industrial de produção de embalagens de plástico rígido, presente em onze países, detendo oito fábricas no Brasil.
Esta empresa, detida em partes iguais pelos grupos Porto Bay e Logoplaste, adquiriu em 2006 o Hotel Rio Internacional em Copacabana, Brasil, que abriu em Janeiro de 2007 com a nova designação - Porto Bay Rio Internacional. Segue-se Búzios e São Paulo, no Brasil, e, em termos internos, o Algarve com o Hotel Porto Bay Falésia.
Actualmente com uma capacidade total de cerca de 2600 camas nos segmentos de quatro e cinco estrelas, e 800 colaboradores divididos entre Portugal e Brasil, a nova aposta do grupo, já em fase avançada, surgirá em Lisboa com um hotel de charme na Avenida da Liberdade.