Anos 90. Quando Cobain se tornou mito e a guerra nos entrou em casa
Dezassete de janeiro de 1991. Milhares de soldados de mais de 30 países aliados, liderados pelos Estados Unidos, iniciam uma ofensiva armada contra o Iraque, em resposta à invasão deste país ao Koweit, a 2 de agosto do ano anterior. Era o início da Operação Tempestade do Deserto. O conflito, que durou 37 dias, foi transmitido ao vivo para todo o mundo pela CNN, naquela que ficou conhecida como a primeira guerra em direto.
Cinco de abril de 1994. O mundo chora a morte de Kurt Cobain, vocalista da banda de culto Nirvana. O cantor norte-americano, que durante anos lidou com o vício das drogas e com depressões, foi encontrado morto em casa. Tinha 27 anos. A seu lado, estavam uma espingarda e uma nota de suicídio que deixou à mulher, Courtney Love.
Estes são dois dos momentos marcantes da década de 1990, retratados na série de sete episódios Os Anos 90, que o canal National Geographic começa a transmitir, esta noite, às 21.30, no cabo. Narrado pelo ator Rob Lowe, protagonista da série Irmãos e Irmãs e, mais recentemente, do documentário Killing Kennedy, o formato televisivo inclui testemunhos de celebridades de várias áreas, da política à moda, da música à televisão e ao desporto, num total de 120 entrevistas exclusivas que vão surgir no pequeno ecrã acompanhadas por uma reconhecida banda sonora e imagens memoráveis de arquivo.