Ano Novo, hábitos novos e optimistas

Publicado a
Atualizado a

Na época de Natal e Ano Novo é impossível não cair em exageros, há tendência para a ingestão de elevadas quantidades de alimentos de elevado valor energético pela forma como são confeccionados. A questão não é a balança acusar mais peso, mas o que pode acarretar em termos de saúde, tanto física como psicologicamente.

Para tal deve-se optar por modificar alguns hábitos alimentares, nomeadamente incutir horários regulares das refeições, optar por alimentos da época e que concomitantemente propiciem o bem- -estar, como os citrinos e hortaliças; optar por carnes e peixes mais económicos (exemplo: aves); incluir os ovos em alternativa ou em complemento à carne ou ao peixe; evitar alimentos ricos em gordura, sal e açucarados; optar pela sopa para o início das refeições principais, dado a sua riqueza nutricional; levar os alimentos de casa para as refeições intercalares e ter em atenção ao prazo de validade dos alimentos embalados, optando por os que tiverem um prazo mais prolongado.

Para além de haver necessidade de ter acesso a bens alimentares, é fundamental "saber comer", saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases de vida. Todas estas opções têm o intuito de que o ano agora iniciado possa ser uma oportunidade para adquirir uma alimentação saudável, racional e mais económica.

Mas não basta alterar a alimentação, é necessário alterar as atitudes face ao pessimismo, que muitas vezes são geradas por falta de auto-estima. Para reverter esta situação, pode fazer actividades que lhe dêem prazer e divertir-se, alterar o discurso negativista para um discurso mais optimista, procurar a afectividade positiva que se traduz em experiências de sentimentos e emoções agradáveis, como a alegria, o entusiasmo, o orgulho e a felicidade. Alguns estudos indicam que a afectividade positiva induz o aumento de energia, concentração, satisfação, permitindo um constante crescimento e realização, de modo a melhorar a sua qualidade de vida. Na conjuntura actual, é importante não se deixar invadir pela angústia, mas sim fazer face aos obstáculos, demonstrando persistência e optimismo, remando contra a maré de pensamentos e atitudes negativas.

O bem-estar engloba todos os aspectos do indivíduo, envolvendo uma boa alimentação/nutrição, boas relações pessoais, familiares e sociais e exercício.

Esta atitude optimista e de mudança de hábitos alimentares e de actividade física não deverá ser mantida só nos primeiros meses, mas durante todo o ciclo de vida, mantendo sempre uma dose de energia positiva e optimismo em todas as etapas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt