Ronaldinho Gaúcho vai custar mais dois milhões/ano ao Barça

Publicado a
Atualizado a

Jogador vai passar a descontar 43% do ordenado a partir de 2009

Ronaldinho Gaúcho vai custar mais dois milhões de euros por ano ao Barcelona a partir de 2009. A culpa é dos impostos - o jogador passa a descontar 43% em vez dos actuais 24% -, mas o clube espanhol assume o pagamento da verba para não perder o craque no final da próxima época.

O jogador brasileiro chegou a Espanha em 2003, numa altura em que a nova lei das finanças ainda estava em desenvolvimento (só entrou em vigor em 2004, embora com efeitos retroactivos), mas já beneficiou do novo sistema de "isenção" fiscal. Os jogadores estrangeiros estavam protegidos pela lei do imposto sobre a renda de não residentes, para descontar apenas 24% do ordenado- -base durante cinco anos.

Mas, como o actual vínculo do brasileiro vai até 30 de Junho de 2010 e o jogador aufere qualquer coisa como oito milhões de euros por época, isso implica que o clube tem de aumentar o ordenado do jogador em 19% para igualar a actual verba.

O Barça vai ter de pagar mais dois milhões de euros por temporada nos últimos anos de contrato do brasileiro. O clube preferiu assumir o pagamento da verba extra para evitar especulações sobre a saída do craque.

A solução pode passar por Ronaldinho receber 15% do ordenado em direitos de imagem, uma situação que a lei espanhola permite e que tem uma fiscalidade menor. Mas também não está colocada de parte a hipótese de o jogador renovar contrato antes de 2009 e assim fazer os devidos acertos salariais, já tendo em conta que vai passar a descontar 43%.

O mexicano Rafael Marquez está na mesma situação que o brasileiro e também vai renegociar o vínculo laboral.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt