Anita faz 50 anos em Lisboa e trouxe o pai Marcel Marlier
"Anita vai ao centro comercial" podia ser o título de mais um livro da famosa personagem que faz parte do imaginário infantil há já 50 anos. Mas não! Anita está no Centro Comercial Colombo, mas em forma de exposição comemorativa do seu aniversário. E o seu pai, ou melhor, o seu criador, veio a Lisboa pela primeira vez para divulgar (será necessário?) e explicar como tudo começou.
Até dia 15, na Praça Central do Colombo, podemos todos ficar a conhecer dezenas de ilustrações originais de Marcel Marlier e os cenários que reconstituem o ambiente de três livros da colecção: Anita Vai à Escola (1957), Anita Mamã (1968) e Anitae os Fantasmas (2006), este último acaba de ser publicado. Entre as actividades, as crianças poderão construir um puzzle gigante, ouvir da voz de uma contadora de histórias as aventuras de Anita e participar num concurso de desenho.
Mas se em Portugal a personagem é conhecida por Anita, o nome original em francês (Marcel Marlier é belga valão) é Martine. Na nossa vizinha Espanha é conhecida como Martita, em Itália chama-se Lilli, no Reino Unido é Mary, nos Estados Unidos é Debbie. Os seus álbuns já venderam mais de 80 milhões de exemplares em todo o mundo e em Portugal já foram ultrapassados os 12 milhões de unidades, desde que aqui foram lançados em 1965.