Amy Jackson, a britânica que não falava hindi e se tornou estrela de Bollywood
É bonita, foi coroada Miss Teen World em 2009, aos 18 anos, Miss Liverpool um ano depois e hojeé estrela na produtiva indústria de cinema indiano, conhecida por Bollywood. Descoberta por um produtor indiano em 2010, Amy Jackson, que não sabia sequer falar hindi, mudou-se para o outro lado do mundo e, em cinco anos, viu recentemente estreado o quinto filme em que participa, o I (um dos mais caros da história da sétima arte do país), e já está convidada para a sexta película anunciada para este ano, Singh Is Bling.
Uma carreira fulgurante feita numa geografia cultural que faz que esta atriz e modelo de 23 anos mal possa sair de casa quando está na Índia - onde tem o seu cabeleireiro, maquilhador, responsável de guarda-roupa e dois seguranças pessoais -, mas consiga passear-se livremente pelas ruas de Liverpool ou até de Londres, em Inglaterra, onde poucos a reconhecem.
"Uma manhã, o meu pai atendeu uma chamada telefónica da agência que me representava a dizer que tinha recebido um contacto de um realizador", recorda Amy Jackson. Do outro lado, esperava-a A. L. Vijay, um cineasta indiano da profícua indústria do cinema em tâmil, língua falada nas zonas sul da Índia e não só.