Ameba que ataca neurónios mata atleta de 14 anos
Michael John Riley Jr. tinha apenas 14 anos e estava a preparar-se para as Olímpiadas Junior, para as quais se tinha já qualificado. Estava a nadar no Parque Estatal Sam Houston, no Kansas, quando foi infetado por um parasita raríssimo, que acabou por o matar em poucos dias.
O atleta começou a queixar-se de fortes dores de cabeça, que rapidamente se transformaram na degeneração de todas as capacidades cerebrais.
Michael tinha sido infetado pela ameba Naegleria fowleri. Estas infeções são raras, mas quase sempre fatais. Nos últimos 53 anos só houve registo de 133 casos de infeção, dos quais apenas três sobreviveram.
Segundo a CNN, a ameba Naegleria fowleri é um organismo unicelular, recorrentemente encontrada em lagos, rios e nascentes de água quente. As pessoas são infetadas quando nadam nesses locais.
A raridade com que a doença acontece torna dificil a sua prevenção. Utilizar tampões nasais enquanto se nada - uma vez que esta é a principal via pela qual a infeção ocorre - é uma opção. Também é aconselhável não remexer o fundo de lagos e rios e manter a cabeça fora de água nas nascentes de água quente. Deve-se ainda evitar zonas em que a água esteja estagnada, que esteja turva ou verde e respeitar-se sempre os sinais de "não nadar".