A ligação em comboio de alta velocidade entre Lisboa e Madrid já saiu do papel, com a adjudicação do primeiro troço do lado espanhol, entre as localidades de Montijo e Badajoz, numa extensão de 20,2 quilómetros. A construção da linha da parte portuguesa, entre Lisboa e Badajoz, avança apenas no final de 2008, soube o DN junto do gabinete de Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes..A linha entre as capitais portuguesa e espanhola deverá entrar em funcionamento em 2013, e o comboio ligará os 638 quilómetros que separam as duas cidades em apenas duas horas e quarenta e cinco minutos. O DN apurou que os estudos de viabilidade técnica do projecto estão concluídos e os de impacte ambiental serão entregues ao Instituto do Ambiente até final do ano. A mesma fonte do gabinete da secretária de Estado dos Transportes adiantou que "o projecto encontra-se dentro do calendário previsto". .A linha Lisboa-Madrid faz parte dos eixos considerados prioritários - tal como Lisboa-Porto - e foi projectada para tráfego misto (passageiros e mercadorias). Em território nacional tem estações previstas em Évora e na zona transfronteiriça Elvas/Caia. Para ser atingido o tempo de percurso das duas horas e quarenta e cinco minutos é necessário utilizar uma velocidade comercial de 350 km/hora e construir a terceira travessia do Tejo, prevista no alinhamento Chelas-Barreiro, com valência ferroviária para serviços de alta velocidade e convencionais (suburbanos). O investimento previsto para a construção da linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid está fixado em três mil milhões de euros, dos quais 2,4 mil milhões destinam-se à linha ferroviária e 600 milhões à instalação de linha de alta velocidade no tabuleiro da futura ponte..No global, o investimento para a construção da terceira travessia sobre o Tejo ascende a 1,7 mil milhões de euros, dos quais 1,2 mil milhões para a componente ferroviária (linhas de alta velocidade e convencional) e 500 milhões para a instalação do tabuleiro rodoviário. A construção da ponte começa em 2009..Traçado polémico.Enquanto em Portugal o traçado da futura ligação a Madrid não é conhecido em pormenor, em Espanha já está definido. E o traçado entre Madrid e Badajoz, atravessando a região da Extremadura, aprovado em Março, pelo Governo de Luis Zapatero está a gerar polémica. Em causa está o número de paragens do comboio entre a capital e Badajoz - sete no total. Ou seja, o comboio parte de Madrid e pára em Talavera de la Reina, Navalmoral de la Mata, Plasencia, Cáceres, Mérida e Badajoz. O jornal espanhol ABC na sua edição da última segunda-feira, escreveu que em vez de uma linha de "alta velocidade", Madrid-Badajoz corre o risco de ser servida por uma "velocidade a prestações". .Fonte do sector ferroviário disse ao DN que o comboio que parte de Madrid em direcção a Portugal não irá necessariamente parar em todas as estações. De qualquer forma, diz, o comboio pode fazer paragens de 50 em 50 quilómetros.