Aljustrel expõe serigrafias de Rico Sequeira inspiradas em pinturas de Goya

O mundo dramático, satírico e imaginário de obras do pintor espanhol Francisco de Goya inspirou um conjunto de serigrafias do artista português Rico Sequeira, que vai estar exposto em Aljustrel (Beja), a partir do dia 26 deste mês.
Publicado a
Atualizado a

A exposição de serigrafia e pintura, intitulada "Whiiims -- Caprichos", vai poder ser visitada, até ao dia 24 de junho, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural, na vila de Aljustrel, distrito de Beja, indicou hoje a câmara municipal.

Nesta mostra, explicou o município, Rico Sequeira apresenta serigrafias que criou "inspiradas no mundo dramático, satírico e imaginário de algumas obras" do mestre espanhol Francisco de Goya (1746-1828).

Desenhador com "um traço inato", as pinturas de Rico Sequeira "distinguem-se das dos outros artistas" pela forma como "faz coexistir o desenho e a pintura, autonomamente", explicou a autarquia.

O desenho, segundo o artista, citado pela câmara, é uma forma de "compreender e, sobretudo, apreender o mundo".

"Mesmo dentro do que, para alguns, poderá ser o caos, entre linhas e colagens e entre bonecos de banda desenhada e inspirações de Goya, conseguimos ter uma linha condutora", realçou o artista.

E a arte abstrata, continuou, "passa, num pequeno instante, a ser o que cada um de nós quiser e o que, para o artista, é um significado".

Nascido em Portugal, em 1954, Rico Sequeira vive e trabalha, atualmente, no Luxemburgo e em Lisboa.

O artista fez a sua primeira exposição em 1983 e está representado em inúmeros museus e galerias europeias e no Canadá.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt