Algo de bom... na vida de um criativo

O director criativo da Fullsix Portugal criou uma plataforma 'online' para a LG, acabando por ser um dos realizadores das suas três curtas-metragens  <br />
Publicado a
Atualizado a

A imagem, seja ela estática ou em movimento, é a base do trabalho deste criativo, realizador, produtor, fotógrafo e designer... natural da ilha do Faial, "com muito orgulho".

O director criativo de uma das mais conceituadas agências de marketing relacional, a Fullsix Portugal, e que atribui a ambição de querer ir mais além à sua origem açoriana, é conhecido no meio pela capacidade multidisciplinar que emprega em tudo o que cria, bem como na equipa de 50 pessoas que lidera, num grupo com 120.

Prova disto é o seu mais recente trabalho: uma plataforma online para a LG Portugal que compreende três curtas-metragens, realizadas por três jovens talentos, em que também se inclui (ver entrevista).

Sobre esta sua "curta" Algo de Bom, Rui Vieira defende que mais importante do que comunicar produtos é contar histórias, em que acontecem coisas boas, consubstanciando a actual assinatura da marca de electrónica, Life's Good. Um lema, aliás, que este criativo segue na sua vida pessoal e profissional, desde sempre, consolidada depois de ter acumulado, durante seis meses (Setembro de 2009 a Março de 2010), a direcção criativa da Fullsix Nova Iorque com a de Lisboa.

Basicamente, foi chamado para reestruturar a agência norte-americana e ganhar clientes. É que, apesar de a Fullsix existir há 11 anos, necessitava de um empurrão e de um refresh em termos criativos. "E escolheram um português", recorda, orgulhoso, acrescentando que para tal terá contado a experiência de agir sob pressão, daí resultando um trabalho altamente criativo. "No grupo, somos um case study, estamos no top 5, somos sexy no produto final, a nível das ideias, mas também do design", defende.

Em troca trouxe a certeza de que há talento em todo o lado... incluindo Portugal. Isto, juntamente com as saudades da família (tem uma filha, a Maria, de seis anos), fê-lo regressar. "Senti que não vale a pena irmos todos embora, como está a acontecer", defende, apesar de reconhecer que existem problema na formação destes profissionais. Pois, "o mercado evolui e o ensino não acompanhou", insiste.

Já no seu tempo, na Faculdade de Belas Artes em Lisboa, em Design de Comunicação, não encontrou o mestre que tanto ansiava. Mas tal não o impediu de chegar onde está, ganhar vários prémios: ouros, pratas, bronzes, grandes prémios de festivais de design e publicidade em Portugal. No ano passado foi jurado dos Prémios Design da Meios & publicidade (m&p), presidente do júri Ciber no Festival do Clube de Criativos de Portugal, jurado nos Cresta Awards, presidente do júri Ciber do Young Lions Cannes. Este ano, será jurado no Festival El Ojo. Foi nomeado para personalidade do ano em publicidade e comunicação 2008 na Meios & Publicidade.

Organizou e produziu em Portugal, em 2008 e 2009, o conhecido festival OFFF. E na Fullsix, além da LG, trabalha com TMN, Super Bock, McDonald's, Água das Pedras, CTT, Nokia, Compal, AXE, entre outras. E ainda arranja tempo para projectos pessoais, como filmes e fotografia (www.kindandnaked.com), juntamente com outra fotógrafa, Mariana Yakobson.

Tudo porque acredita que a vida é demasiado curta e há que aproveitar cada minuto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt