Alemanha e Inglaterra apuradas para o Mundial da Rússia

Vitórias sobre a Irlanda do Norte (3-1) e Eslovénia (1-0) suficientes para as duas seleções carimbarem o passaporte
Publicado a
Atualizado a

As seleções da Alemanha e de Inglaterra garantiram ontem o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2018, que se realizará na Rússia - neste momento já são 10 os apurados.

A Alemanha resolveu a qualificação em apenas 20 minutos. Os germânicos só precisavam de um empate no terreno da Irlanda do Norte, mas dois golos de Rudy e Sandro Wagner, aos 2" e 20", respetivamente, carimbaram logo o passaporte da equipa de Joachim Löw para o Mundial. Joshua Kimmich ainda faria o terceiro golo dos alemães aos 86 minutos, antes de Josh Magennis fazer o golo de honra já sob o apito final.

Os irlandeses, que ocupam o segundo lugar do Grupo C, ainda acalentavam a esperança de conseguir o primeiro lugar, estavam a cinco pontos dos germânicos antes do apito inicial, mas agora tentarão o apuramento através do playoff, que já haviam garantido.

Mais complicado foi o apuramento da seleção de Inglaterra. Uma vitória garantia logo a qualificação da equipa de Gareth Southgate, mas não foi fácil, com Harry Kane a garantir a vitória já em período de descontos. Ainda assim, e tendo em conta os outros resultados do grupo, o empate também servia as pretensões dos ingleses mesmo que o remate certeiro do avançado do Tottenham não batesse Oblak, que até então vinha a ser o salvador dos eslovenos.

Para a derradeira jornada três equipas deste Grupo F ainda podem sonhar com o playoff, mas será a Escócia que parte em vantagem, fruto da vitória (1-0) de ontem, nos últimos minutos, diante da Eslováquia. A tarefa dos escoceses, segundos classificados (17 pontos), contudo, não será fácil, dado que se deslocam à Eslovénia (14 pts.), outra equipa a lutar pela qualificação, ao passo que os eslovacos (15 pts.) medirão forças com Malta.

Refira-se que além da Rússia, o país organizador, também outras sete seleções já tinham garantido até ontem presença na competição do próximo ano, concretamente o Brasil, Irão, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul e Arábia Saudita.

Lewandowski passa CR7

O polaco Robert Lewandowski passou ontem para a frente da lista de melhores marcadores numa fase europeia de apuramento para mundiais, alcançando os 15 golos, mais um do que Cristiano Ronaldo - CR7 tem mais dois jogos para melhorar a sua marca, ao passo que Lewandowski terá apenas mais uma partida, frente a Montenegro.

O goleador do Bayern Munique foi o grande herói na vitória por 6-1 na Arménia, tendo-se tornado também no melhor marcador de sempre da história da Polónia. Robert Lewandowski chegou aos 50 golos em 90 internacionalizações, mais dois do que Wlodziemierz Lubanski, que apontou 48 golos entre 1963 e 1980.

Com este resultado, a Polónia, que soma 22 pontos em nove jogos, está a apenas um ponto de marcar presença no Mundial do próximo ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt