Ainda só 62% das freguesias do país dispõem de cobertura com rede 5G

Apesar de a totalidade dos concelhos portugueses já terem acesso à rede de móvel da quinta geração, apenas 1924 freguesias estão dotadas com essa possibilidade.
Publicado a
Atualizado a

A totalidade dos concelhos tinha cobertura 5G no terceiro trimestre, bem como 62% das freguesias do país, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), ontem divulgados.

"No final do terceiro trimestre de 2023, de acordo com a informação reportada à Anacom, o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 8226, distribuídas por 308 concelhos (a totalidade dos concelhos no país) e por 1924 freguesias (62% das freguesias no país)", informou a entidade reguladora.

Entre junho e agosto, o número de estações de base 5G instaladas teve um acréscimo de 5% face ao trimestre anterior, correspondendo a 395 novas estações.

Já o número de freguesias onde existem estações 5G cresceu em 5%, das quais mais 10% em freguesias de baixa densidade, correspondendo a 86 novas estações, e 1% em freguesias nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, com mais duas novas estações.

A área total das freguesias onde não existem estações da rede móvel de quinta geração representa 27% do território nacional e, de acordo com o Censos 2021, corresponde a cerca de 10% da população nacional.

Segundo o regulador, a NOS continua a ser o operador que, até à presente data, instalou mais estações de base 5G, sendo seguida pela Vodafone e pela MEO.

Já no que diz respeito à variação do número de estações instaladas face ao trimestre anterior, a NOS cresceu 4% (mais 164 estações), a Vodafone 7% (+181 estações) e a MEO 4% (+ 50 estações).

Tomando como referência o final do terceiro trimestre, a NOS foi o operador que instalou um maior número de estações de base 5G, num total de 3889 estações (47%), seguindo-se a Vodafone com 2950 estações (36%) e a MEO com 1387 estações (17%).

Quanto à densidade de estações de base 5G em Portugal, observou-se que no final do trimestre em análise esta era, em média, de aproximadamente uma estação de base por cada 11 quilómetros quadrados.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt