Aguinaldo Silva confirma estar de férias, mas no Brasil

Publicado a
Atualizado a

Aguinaldo Silva, autor da novela Duas Caras (exibida em Portugal pela SIC) e produzida pela TV Globo, confirma que está de férias, mas que não está em Portugal, como revelaram os jornais Folha de São Paulo e O Dia, mas em algum ponto no Brasil.

Como a novela está no ar há menos de dois meses no Brasil, o pedido de férias é inusitado e, por isso, Aguinaldo Silva foi obrigado a esclarecer que não foi demitido da TV Globo, onde está há 38 anos. "A direcção da Globo foi generosa comigo", disse.

Aguinaldo pensou em parar de fazer comentários no seu blogue, pois isso tem-lhe trazido muitas inimizades, mas disse que desistiu pois não poderia desiludir os " novos amigos" que fez pela Internet. O autor admitiu recentemente estar a receber mensagens telefónicas ameaçadoras, que lhe tiraram a calma para escrever. Ninguém sabe exactamente se a crise de Aguinaldo se deve a ameaças de traficantes de drogas - pois Duas Caras critica os chefes do crime que controlam comunidades pobres - ou a questões ligadas a racismo, invasão de terras e homossexualidade.

Há também questões políticas, pois o autor tem criticado o presidente Lula e concentrou-se no ministro da Cultura, Gilberto Gil, que, mesmo sendo negro, está prestes a obter cidadania europeia através da Itália. Como se não bastasse, as audiências da novela têm sido baixas. E, para contrariar essa situação, foi introduzida uma dança erótica, a cargo da bela actriz Flávia Alessandra - que vive uma enfermeira com uma activa vida nocturna.

No Brasil, não há censura (por imposição constitucional), mas o Ministério da Justiça abriu processo para obrigar a exibição da novela após as 22.00. De momento, a novela começa a ser exibida às 21.00 e, no Norte/Nordeste, onde não há horário de Verão, às 20.00. |

SÉRGIO BARRETO MOTTA, Rio de Janeiro

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt