Água vem do Douro, Paiva e Cávado

Publicado a
Atualizado a

As empresas Águas do Douro e Paiva e Águas do Cávado são as duas principais fornecedoras de água na Área Metropolitana do Porto (AMP), com primazia para a primeira. A Águas do Douro e Paiva abastece, pelo menos, nove dos 14 concelhos da AMP. A Águas do Cávado, por seu turno, abastece pelo menos quatro concelhos, embora alguns em simultâneo com a outra empresa.

Contudo, as duas entidades ainda não monopolizam o fornecimento de água na região, uma vez que em muitos concelhos ainda existem captações tradicionais - através de furos artesanais, minas e poços. E essa pode ser, por exemplo, a explicação para as baixas tarifas praticadas no Município de Arouca. É que apesar de a Douro e Paiva já deter uma pequena parcela do fornecimento de água para aquele concelho, grande parte da água consumida ainda provém de captações artesanais.

Outros dos concelhos onde ainda predominam a captação artesanal são os da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Aqui, muitas das habitações ainda não têm água da rede pública na torneira. Porém, ao contrário do que sucede em Arouca, as tarifas praticadas são bem mais elevadas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt