Agressão a autarca da CDU irá em breve a julgamento

Publicado a
Atualizado a

Está marcada para dia 29, emAlenquer, a primeira sessão do julgamento relativo ao caso de um autarca de Santana da Carnota que se queixa de ter sido agredido pela mulher do então presidente da junta local, no rescaldo de eleições intercalares na freguesia. O caso remonta a Junho de 2002, quando, segundo a acusação, Maria Helena Costa irrompeu pela sede da autarquia e desferiu, com uma colher de pau, várias pancadas na cabeça de Aventino Rodrigues, membro da CDU e da Comissão Administrativa ainda em exercício na junta, acusando-o de caluniar o marido.

A alegada agressora não terá gostado do teor de um comunicado da CDU que acusava a gestão socialista em exercício de «desbaratar» verbas da ordem dos 25 mil euros, no quadro de «contratos erradamente realizados» a uma taxa de IVA de 17%, quando implicariam, na óptica da coligação, taxa de 5%.

«Chamou-me porco e disse-me que eu tinha dito que o marido tinha levado cinco mil contos de IRS da junta. Atirou-se a mim e partiu-me na cabeça uma colher de pau. Só parou quando o marido a dominou», afirma Aventino Patrício. O autarca diz ter recebido, então, um pedido de desculpas do ex--presidente da junta, João Luís Costa, mas exigiu que a alegada agressora assumisse um gesto de arrependimento, o que alegadamente não se verificou. Diz ainda que a agressão lhe causou «elevados danos morais» e que o objectivo «não é ver a acusada castigada com pena de prisão, mas fazer pedagogia num caso inédito no País».

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt