Adriana e Emma são as novas chicas Almodóvar
Já são conhecidas as próximas "chicas Almodóvar" - Emma Suarez e Adriana Ugarte. As duas atrizes espanholas irão interpretar a mesma personagem em fases distintas da sua vida em Silêncio, a longa-metragem número 20 do realizador espanhol que começará a ser filmada em maio. A descoberta das "novas musas" carrega a promessa do regresso a um cinema contado no e pelo feminino - é a tentativa de redimir um realizador que, nos últimos anos, parecia fazer filmes em modo piloto-automático, achando-se à deriva entre o terror físico de A Pele Onde Eu Vivo (2011) e a extravagância de Os Amantes Passageiros (2013).
Nesta comédia extravagante, a discretíssima aparição de Penélope Cruz dava sinais de um Almodóvar entorpecido face à atriz com quem colaborou ao longo de cinco filmes e aos caminhos da própria obra, que tem devolvido uma certa sensação de déjà vu.
Agora, o autor de Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (que, em 1988, projetou o seu cinema e a musa Carmen Maura em todo o mundo) e de Tudo Sobre a Minha Mãe (1999) volta ao seu habitat natural - as mulheres. Mas desta vez sem a amiga Penélope Cruz e com um "drama contundente" diferente de qualquer outro que pudemos ver, insiste a produtora El Deseo (fundada por Pedro e pelo irmão Agustín Almodóvar).