Adormeceu e provocou acidente com um morto
Condutor foi detido porque tinha excesso de álcool no sangue
O condutor que ontem provocou um acidente de viação junto às portagens de Ermesinde, na auto-estrada entre Porto e Amarante (A4), tendo causado uma vítima mortal, confessou às autoridades ter adormecido ao volante. "Quando acordei já tinha embatido", afirmou o homem, de 36 anos, à Brigada de Trânsito (BT) da GNR, que o deteve por ter uma taxa de álcool superior à permitida por lei. O acompanhante, de 51 anos, que seguia ao seu lado, teve morte imediata.
A colisão com um ligeiro de mercadorias, que transportava frutas e legumes, ocorreu às 06.00 na descida para as portagens, no sentido Amarante/Porto, do lado direito, em direcção à Via Verde. Segundo a BT, o condutor do Renault Laguna "não se lembrava de nada". Apenas que "provavelmente terá adormecido momentaneamente ao volante". Às autoridades confessou só ter acordado com o choque. Sujeito ao teste de álcool, acusou uma taxa "bastante acima" das 1,20 gramas de álcool por litro de sangue permitidas por lei. A BT recusa divulgar a taxa detectada. Todavia, o indivíduo foi constituído arguido e terá de comparecer amanhã, pelas 10.00, no Tribunal de Valongo. A vítima mortal do acidente é natural do Funchal, mas vivia no Lugar de Carreiros, em Rio Tinto, Gondomar, com uma irmã.
Além do condutor, também residente em Rio Tinto, o acidente provocou mais três feridos ligeiros, uma família residente em Boelhe, concelho de Penafiel, que seguia na carrinha de caixa aberta, com a qual a Laguna chocou. Foram todos transportados para o Hospital de S. João, no Porto.
A colisão provocou o derrame da mercadoria, tendo a fruta e os legumes ficado espalhados pela via. A circulação foi interrompida para que os bombeiros lavassem a estrada e procedessem à remoção dos destroços.